"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original", Albert Einstein
quinta-feira, dezembro 27, 2012
Iniciativa e talento
Marcelo Lopes é hoje um dos artistas plásticos rio-pretenses que mais produz e participa de eventos da área, assim como Maria Helena Curti, Eliara Bevilacqua, Orlando Fuzinelli, Daniel Firmino, Rodrigo Silva, Norma Vilar, entre outros. Felizmente, Rio Preto tem um produção artística muito boa e renomada, começando com o primitivsta José Antônio Silva. Dentro do estilo contemporâneo, Marcelo acredita que ter sucesso de público e crítica se resume em "dar a cara a tapa" e ter real noção da responsabilidade do que se está desenvolvendo. Conheça um pouco mais sobre o artista.
Parcerias do Bem - Como podemos definir artes na pós-modernidade, e o que é sucesso de público e de "crítica"?
Marcelo Lopes - O pós-modernismo é definido como características de natureza sócio-cultural e estética, que marcam o capitalismo da era contemporânea, o que no campo estético significou o fim de uma tradição de mudança e ruptura, o apagamento da fronteira entre alta cultura e da cultura de massa e a prática da apropriação e da citação de obras do passado. Esta expressão pode designar todas as profundas modificações que se desenrolam nas esferas artísticas, cultural e social dos anos 50 até os dias atuais. Gosto muito do modo como vem se desenvolvendo. O sucesso de público e crítica se resume em "dar a cara a tapa" cada vez que eu estiver trabalhando em um projeto e souber o "peso" que terá. Fico louco! Na maioria das vezes, tenho êxito, mas trabalho muito a minha cabeça para filtrar o que devo e o que não devo fazer para melhorar. Tenho um segredo, que não vai ser mais segredo: dou ouvido ao que vale realmente a pena!
PB - Como você começou sua carreira artística e qual sua principal técnica (fase) atualmente?
Marcelo - Comecei a minha carreira "brincando" de aulas de pintura, fui entrando em contato com artistas que eu admirava,e com pessoas que me ajudaram a chegar mais perto do que eu nem sabia que tinha condições de alcançar. Depois de uma exposição no Rio Preto Automóvel Clube, onde vendi 16 telas para um colecionador, dei-me conta de que ou ele era louco ou eu tinha mesmo que seguir essa profissão... Resolvi estudar e ainda estudo muito. Acho que estou um pouco depois do começo.
PB - Fale a respeito do trabalho social que desenvolve no seu ateliê.
Marcelo - Desde a faculdade sempre me interessei pela inclusão social, mas a partir do momento em que comecei a ter pessoas especiais como alunos foi que descobri o quanto isso vale a pena. Com toda a experiência de ter um aluno e ministrar aulas para especiais e melhor idade, tive que descobrir muita coisa sozinho, e também conto a ajuda da minha esposa que é terapeuta ocupacional e atua nesta área. Tenho turmas ótimas e me sinto super satisfeitos com eles.
PB - Temos vários artistas plásticos renomados em Rio Preto, desde o Silva (José Antônio da Silva) a artistas atuais. Quem são suas referências nas artes plásticas?
Marcelo - Tenho admiração por vários artistas. Citando os rio-pretenses, não posso deixar de mencionar os irmãos Malagoli, Antônio Portella, Alcides Rozani, Caio Carvalho e os atuais, como Valdenir do Bonfim e Sebastião Rodrigues. Gosto também dos primitivistas, como Orlando Fuzineli e Daniel Firmino
Nova Era Fiscal
A grande sofisticação e evolução da inteligência fiscal brasileira tem exigido mudança cultural e nova postura dos empreendedores. Além de não dar mais espaço para o chamado "jeitinho brasileiro, a atual Era Fiscal tem exigido dos contribuintes excelência máxima nas prestações de contas, qualidade e consistência nos dados apresentados e profissionalização das empresas", pontua o contabilista Matheus Velani, da Velani Contabilidade, uma das empresas integrantes do PQEC - Programa de Qualidade das Empresas Contábeis, desenvolvido pelo Sescon/SP e Aescon/SP. Em Rio Preto e na região mais sete empresas participam do programa: Augusto Contabilidade, Contep, São Judas Contabilidade, Reunidos Contabilidade, São Francisco Contabilidade, Nova Aliança e Escritório Contábil Mazocato. Acompanhe entrevista com o empresário a respeito do SPED Fiscal, o novo Sistema Público de Escrituração Digital.
Parcerias do Bem - Quais as grandes mudanças ocasionadas pelo SPED?
Matheus Velani - O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) veio para revolucionar as práticas contábeis, tributárias, trabalhistas e administrativas das empresas. A prática comum era que o empresário enviava a “movimentação fiscal” para o contador, e o mesmo transmitia aos fiscos, em formulários específicos tais informações globais contidas nos documentos fiscais. Tal prática foi substituída pelo SPED, incluindo o setor administrativo da empresa na geração das informações de compras e vendas, investimentos em imobilizado, depreciação, cadastros de produtos, tributação, etc. E o papel do contador está na preparação dessas informações, na conferência, na transmissão ao fisco, assessoria e acompanhamento do processo. Cada obrigação do SPED pode gerar R$ 5 mil de multas por irregularidades ou falta de transmissão.
PB - Quando e como passa a vigorar, e como as empresas devem se preparar?
Matheus - Várias empresas já estão com a obrigatoriedade da entrega do SPED. Consulte seu contador para saber se a sua empresa já está na relação das atividades obrigatórias. Lembrando que o SPED engloba vários projetos como: escrituração fiscal digital ICMS/IPI; escrituração fiscal digital PIS/COFINS; escrituração contábil digital; E-Lalur; FCONT, dentre outros.
PB - O que devem fazer os empresários hoje em dia pra acompanhar as rápidas mudanças tributárias e tecnológicas?
Matheus - Primeiramente conversar com seu contador sobre as exigências dessas novas obrigações. Sem o contador, é impossível a empresa se adequar, pois não são apenas mudanças de procedimentos e cadastros, mas de todo um histórico da empresa, treinamento da equipe, e atualização do cadastro tributário dos produtos.
PB - Qual o papel da empresa contábil atualmente junto a área empresarial?
Matheus - Devido ao alto custo de se manter um bureau contábil próprio, as empresas tendem a terceirizar esse serviço com empresas de gestão contábil (antigos escritórios contábeis). Essas gestoras de contabilidade são generalistas e também especializadas em algumas atividades. Deve o empresário pesquisar e escolher aquela empresa contábil que mais se adequar às suas necessidades, levando em consideração o conhecimento, estrutura para atendimento, entre outros.
Qualidade de ensino
Com a coordenação dos professores Fernando Jammal Soares de Almeida e Luiz Octavio Teixeira Stocco, o SEBCOC de Ribeirão Preto acaba de instalar seu pré-vestibular em Rio Preto. A instituição conquistou o 1.o lugar no Enem, pelo segundo ano consecutivo, e foi o vencedor da 54.a edição do Jabuti, prêmio 2012, na categoria Didático e Paradidático, com o livro Mundo Leitor – Linhas da Vida. Conhecido por ser uma grife no setor educacional, o Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, administra diversas escolas em vários estados, com experiência de 48 anos. A unidade de Rio Preto terá os seguintes cursos : Extensivo, Semi-integral, preparatório para o Enem e uma opção específica para quem busca vaga em Medicina - o Supermed 2013. Acompanhe entrevista com Luiz Octávio Teixeira Stocco, diretor da unidade Rio Preto.
Parcerias do Bem - O que significa para Rio Preto a implantação de uma unidade SEBCOC na cidade?
Luiz Octávio - Significa que os estudantes poderão fazer seu pré-vestibular em uma instituição de ensino que é campeã em aprovação. Os alunos terão ensino de qualidade, com professores experientes e metodologia diferenciada. O SEBCOC tem tradição, e está expandindo sua área de atuação para aumentar a integração entre as unidades próprias no eixo Rio Preto - Ribeirão Preto - Araçatuba.
PB - Quais os principais diferencias desta instituição de ensino?
Luiz Octávio - Temos alguns diferenciais, um dos que destaco é o Supermed (direcionado para quem busca uma vaga em medicina) com um tablet por aluno. Além das aulas no período matutino, teremos também para o Supermerd aulas das 13h30 às 15h30, de segunda a quinta-feira, com simulados todas as sextas-feiras. O SEBCOC oferece aos seus alunos, os melhores professores de Rio Preto e Ribeirão Preto, são profissionais que fazem parte de uma equipe especialista em aprovação. Os alunos contarão com completo apoio ao estudo por meio de permanente plantão de dúvidas, além dos revolucionários recursos tecnológicos, como lousa digital.
PB - O que faz uma instituição de ensino ser campeã em aprovação na prova do Enem?
Luiz Octávio - Acredito que a receita para esse sucesso seja manter uma perfeita harmonia entre os melhores professores, tecnologia de última geração e a tradição em aprovação que a instituição tem. Os alunos que contam com essa estrutura, certamente serão destaque no Enem.
PB - O SEBCOC está realizando um concurso de bolsas. Por que investir nesta ação e como participar?
Luiz Octávio - Investimos neste tipo de ação para estimular os bons alunos a obterem descontos especiais. Um exemplo claro é que, quem passar na primeira fase da Fuvest já terá 50% de desconto no extensivo, seja no período da manhã, tarde ou noite. Queremos mostrar para comunidade de São José do Rio Preto e região, que se pode oferecer um ensino de qualidade, com valores bem abaixo dos praticados no mercado, possibilitando que os jovens dessas famílias possam conquistar sua aprovação, sem onerar a família. Para participar basta se inscrever no site www.sebcoc.com.br e escolher o melhor dia para fazer seu concurso.
Pele bonita e saudável
A dermatologia, assim como a medicina no geral, teve nas últimas décadas um grande crescimento, incorporando novas tecnologias que proporcionam uma gama enorme de tratamentos para quem quer ter uma pele mais bonita e saudável. A prevenção do envelhecimento e o rejuvenescimento são hoje muito procurados, e com as técnicas disponíveis são possíveis «verdadeiros milagres», que além de deixarem as pessoas mais bonitas, melhoram a autoestima e a socialização. Além da questão estética, a tecnologia também tem inovado no tratamento de diversas dermatoses, como a psoríase. Acompanhe entrevista com as dermatologistas Eurídes Pozetti, professora da Famerp, e Ellen Bertoldi Pozetti, ex-colaboradora do Departamento de Cosmiatria do Hospital das Clínicas/USP, sobre o que existe de mais atual na área.
Prevenção do envelhecimento e rejuvenescimento da pele
O uso de filtro solar é obrigatório, que não só previne o envelhecimento precoce da pele, mas também ajuda na proteção de alguns cânceres de pele. Segundo Ellen Bertoldi Pozzetti, neste item é fundamental a importância de hábitos de vida saudáveis como a ingestão de água, prática de esporte, boa alimentação e evitar vícios. Podem ser utilizados inúmeros tipos de cremes, "sendo que se destacam os que contém ácido retinóico e seus derivados e antioxidantes, como vitamina C. Além disso, hoje em dia, está crescendo o uso de medicações via oral, os nutracêuticos, com antioxidantes, que atuam na preservação e firmeza da pele", explica a dermatologista.
Todos estes tratamentos costumam ter efeito a longo prazo, e aliadas a eles, existem várias técnicas tanto para prevenção do envelhecimento da pele, quanto para o rejuvenescimento da mesma. A primeira delas é a aplicação de toxina botulínica logo que as rugas começam a se definir, para que no futuro elas demorem mais a se estabelecer. Ellen observa que a toxina pode ser aplicada no terço superior e inferior da face, além dos músculos do pescoço, sempre com a intenção de deixar o paciente bem,mas mantendo suas expressões faciais, sem deixar artificial. "Há também a aplicação de preenchedores na face, em pontos estratégicos, com a finalidade de dar mais leveza ao rosto. Existem vários tipos de preenchedores, porém o de maior uso e segurança na atualidade é o ácido hialurônico". Juntamente com estas técnicas, a aplicação de laser e luz pulsada pode ser muito útil para melhorar o aspecto e dar mais viço à pele, além de promover o aumento do colágeno e eliminar algumas rugas finas. Dentro os lasers, merece destaque hoje o laser de CO2 fracionado, excelente ferramenta contra rugas, manchas e marcas na pele.
Tecnologia e tratamento de doenças de pele
A fototerapia aparece como uma nova e potente aliada no tratamento de doenças de pele como vitiligo, psoríase, linfomas cutâneos, eczemas crônicos e outras. A tecnologia envolve o uso de luz na forma de radiação ultravioleta para tratar doenças inflamatórias crônicas da pele. "Pode ser utilizada radiação ultravioleta A ou B e as aplicações são feitas em câmaras de luz ou em pequenos aparelhos, de acordo com a área a ser tratada.
As principais doenças que podem ser tratadas com esta técnica são psoríase, vitiligo, linfomas cutâneos e dermatite atópica e de contato, entre outras", comenta Eurídes Pozetti. A fototerapia pode ser utilizada em conjunto com outras medicações tanto tópicas como por via oral, se houver indicação clínica, o que muitas vezes proporciona resposta mais rápida ao tratamento.
A terapia fotodinâmica também envolve a aplicação de luz para tratar doenças de pele, mas não é a luz ultravioleta da fototerapia. "Os nomes das 2 técnicas são parecidos, mas são processos totalmente diferentes. A terapia fotodinâmica trata algumas lesões tumorais e pré- tumorais superficiais da pele. Consiste na aplicação tópica (na pele) de um medicamento e, após, expor o local a uma fonte de luz ( geralmente azul ou vermelha); isso gera a formação de um tipo de oxigênio, conhecido como singlet , que destrói as células cancerosas", explica Eurídes. Entre essas lesões tumorais está principalmente um tipo de câncer de pele conhecido como carcinoma basocelular superficial, e também um outro tipo conhecido com doença de Bowen. Entre as lesões pré-malignas estão as queratoses actínicas, todos quadros relacionados, principalmente com a exposição solar crônica.
segunda-feira, novembro 12, 2012
Amigo presente no Natal
Promover a integração e incentivar o espírito de solidariedade através da arrecadação de brinquedos, livros e guloseimas, para presentear alunos das escolas municipais do ensino fundamental, esse é o objetivo da Campanha "Amigo presente no Natal", lançado no último dia 25 de outubro, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto, Eliana Lopes. A campanha acontece desde 2009, e no ano final do ano passado atendeu 12.232 mil crianças. Sobre a Campanha de Natal e demais projetos desenvolvidos pelo Fundo Social, entrevistamos Eliana Lopes.
Parcerias do Bem - Ações ou campanhas que exigem solidariedade do rio-pretense são bem sucedidas? A população rio-pretense pode ser considerada solidária?
Eliana Lopes - Vivemos em uma cidade extremamente solidária e o rio-pretense tem se mostrado cada vez mais envolvido com as questões relacionadas ao ser humano. Esse espírito de participação e colaboração tem garantido uma boa acolhida por parte da população a todas as campanhas e projetos desenvolvidos pelo Fundo Social
PB - Quantos projetos sociais (ou ações sociais) estão sendo desenvolvidos atualmente pelo Fundo Social de Solidariedade e quantas pessoas são atendidas/beneficiadas?
Eliana - O Fundo Social é responsável por importantes campanhas de mobilização em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como as Campanhas do Agasalho, que distribuíram 286.140 peças de roupas, por meio dos Bazares Solidários Gratuitos, e a Campanha do Natal, atendeu em 2012, 12.232 mil crianças; projetos como “Olhar Solidário”, que fornece óculos gratuitos para a população de baixa renda, e só em 2012, já distribui cerca de 1.500 unidades; Programa de Formação Profissional com cursos nas áreas de Assistente Administrativo, Corte, Costura e Modelagem, Panificação e Patchwork. O Fundo é responsável também pelo Banco Municipal de Alimentos. Semanalmente, 10 toneladas de alimentos são divididas entre 94 entidades de diferentes segmentos sociais como lar para idosos, albergues, projetos de jornada ampliada para crianças e adolescentes, centros de recuperação para dependentes químicos, hospitais, associações de moradores de bairros com cerca de 1.500 famílias cadastradas. Além disso, o Fundo administra duas unidades das 'Escolas Vivas' - uma Organização Não Governamental (ONG), que atendem atualmente 600 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e 11 meses, no período diurno e vespertino e, aproximadamente, 400 crianças, adolescentes e adultos no Ponto de Cultura 'Viva Cultural', no período noturno. Para completar, o Fundo Social atende ainda, oito unidades das creches AMOR, de Rio Preto.
PB - Há quanto tempo é desenvolvida a campanha "Amigo presente no Natal" e quantas crianças foram beneficiadas?
Eliana - O objetivo da Campanha "Amigo presente no Natal", que acontece desde 2009, é promover a integração e incentivar o espírito de solidariedade, através da arrecadação de brinquedos, livros e guloseimas, para presentear alunos das escolas municipais do ensino fundamental (5 a 12 anos).
PB - Quem quiser aderir, o que deve fazer? É um projeto voltado a empresas ou a população também pode participar?
Eliana - A dinâmica da Campanha ocorre com a entrega de sacolas personalizadas contendo um brinquedo, um livro e uma guloseima pelo padrinho para o afilhado da escola municipal em uma festa de confraternização. As sacolas para depósito dos presentes são distribuídas pelo Fundo Social de Solidariedade. Quem quiser aderir à Campanha deve entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone (17) 3214-9010.
Workshop de Escrita de Ficção
Em dezembro será realizado em Brasília a terceira edição do Workshop de Escrita de Ficção, que oferece palestras e oficinas com técnicas utilizadas pelos principais escritores de sucesso nos EUA e na Europa. É uma boa oportunidade para os autores que desejam aprender os recursos que Dan Brown, Sieg Larsson e J.K.Rowling utilizam tão bem e que resultam em livros que o leitor não consegue parar de ler. A CBL (Câmara Brasileira do Livro) considera uma obra de autor nacional que venda 20.000 exemplares um sucesso de vendas. Enquanto isso, livros estrangeiros, como “O Código da Vinci” chegam a centenas de milhares e até a milhões de exemplares. Informações http://workshop.escritacriativa.net
Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade
Acontece amanhã, 13/11, no Mube (Museu Brasileiro da Escultura) em São Paulo o 1.o Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade. O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e uma oportunidade para estudantes e profissionais de diversas áreas discutirem tendências, debaterem novas ideias e trocarem experiências no âmbito da moda inclusiva e mercado têxtil. O Fórum será ministrado pela pela coordenadora do concurso Moda Inclusiva, Daniela Auler e a jornalista Camila Yahn. Segundo dados da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões.
sábado, outubro 27, 2012
Arquitetura comercial
Com a necessidade da maximização dos espaços, transformar ambientes em locais organizados, de forma bela e criativa, hoje em dia é fundamental. "Com isso a arquitetura está cada dia mais presente na indústria e no comércio, desenvolvendo ambientes funcionais e agradáveis", comenta David Porveiro Filho, consultor de negócios da Dadelpo. Esse é o foco da empresa rio-pretense, que tem mais de 10 anos de existência e atua no segmento de arquitetura comercial atendendo redes como Marisa e Pernambucanas. Diversificando sua atuação, agora a Dadelpo lança no mercado o "Smart Closets", uma proposta inteligente que transforma espaço em solução para cada tipo de situação. Acompanhe entrevista com o consultor de negócios da empresa sobre o assunto.
Parcerias do Bem - Como surgiu a Dadelpo e há quanto tempo?
David Porveiro Filho - A Dadelpo Indústria de Móveis e Instalações Comerciais é uma empresa especializada na fabricação e montagem de lojas. Está no mercado há mais de 10 anos oferecendo qualidade e realizando sonhos. O diretor e fundador da empresa, David Delfino Porveiro, tem mais de 50 anos de experiência no ramo moveleiro. Isso contribui na qualidade e excelência da empresa hoje. A credibilidade foi conquistada porque tudo é calculado, desde o projeto até o resultado final. Hoje a indústria conta com 80 funcionários, todos capacitados em áreas como: marcenaria, serralharia e montagem de loja.
PB - Qual é o principal diferencial da empresa?
David - A Dadelpo tem uma preocupação constante com a excelência e qualidade de seus produtos. O respeito ao cliente, o bom atendimento, prazo de entrega respeitado, orientação na hora do projeto são fórmulas que levam a Dadelpo ao progresso e ao êxito nesses anos de existência. Além disso, a empresa possui veículo próprio o que facilita na hora da entrega do produto, tanto no atendimento industrial como no residencial. Depois que o cliente solicita a visita, os responsáveis elaboram um projeto sem custo, oferecendo comodidade e agilizando o processo de fabricação e montagem dos móveis. A equipe está sempre disposta a realizar um trabalho sério e competente, levando até o cliente o que há de melhor em design de móveis.
PB - Como uma empresa rio-pretense conseguiu conquistar clientes como Lojas Marisa e Pernambucanas?
David - Cada cliente é único, portanto, merece tratamento exclusivo. A empresa atende às necessidades de criação e instalação dos móveis em qualquer tipo de residência, mas a especialidade é a montagem de loja, que vai desde os móveis, balcões e vitrines, até as “araras”, onde são colocadas as peças de roupas. Entre os clientes da indústria estão: a rede de lojas de roupas femininas Marisa e as redes Pernambucanas e Lojas Leader. Também já atendemos as redes Riachuelo e a Magazine Luiza. Futuramente, a intenção é disponibilizar nosso produto para outros países, para que eles possam desfrutar da qualidade e se encantar com a criatividade brasileira.
PB - Quais as últimas tendências em móveis planejados para residência?
David – É a utilização do design em favor da maximização dos espaços principalmente com montagem simples, onde as peças possam ser ajustadas de acordo com a sua criatividade ou necessidade, transformar espaços desordenados em locais organizados e funcionais. Nos Closets Inteligentes (Smart Closets), você transforma espaço em solução para cada tipo de situação, podendo ser montado no quarto ou até na dispensa ou garagem, levando funcionalidade com beleza e arrumação. Além da utilização dos espaços, é tendência combinar paredes com papéis decorativos ou portas deslizantes, dando mais beleza para o ambiente.
sexta-feira, outubro 26, 2012
Tecnologia
Para atender a demanda de consumidores cada vez mais modernos e conectados, a montadora alemã Audi lança o sistema Audi Connect, disponível no novo Audi A7 como opcional. O Audi Connect incorpora sistema de navegação, que integra o Multi Media Interface (MMI) a dados da internet e imagens reais do Google Earth e Street View permitindo pesquisa para localização, endereços de hotéis, postos de gasolina, restaurantes e entretenimentos. Todas estas funcionalidades podem ser acessadas de maneira intuitiva e confortável, através do MMI ou por comando de voz acionado no volante multifuncional. A Audi disponibilizará um Audi A7, equipado com Audi Connect, para o público andar pelas ruas em volta do pavilhão de exposições do Anhembi, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 24 de outubro a 04 de novembro. O Audi A7 já está disponível na Audi-Eurobike.
“Amigo presente no Natal”
O prefeito Valdomiro Lopes e Eliana Lopes, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto, lançaram ontem, às 8h, no 9.o andar da Prefeitura Municipal, a Campanha de Natal 2012 “Amigo presente no Natal”. Quem quiser aderir à Campanha deve entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone (17) 3214-9010. A ação é realizada desde 2009 e até o ano passado cerca de 30 mil crianças foram presenteadas com a participação de 50 escolas. A Campanha consiste na doação de um kit de presentes contendo um brinquedo, um livro e uma guloseima, que será entregue a uma criança da rede municipal do ensino fundamental.
Prêmio Rotário de Liderança Juvenil
O evento de premiação da 9° edição do Ryla (Rotary Youth Leadership Awards) ou Prêmio Rotário de Liderança Juvenil, acontece entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, em Campos do Jordão. O Ryla é o resultado da iniciativa do Rotary em parceria com o Espro – Ensino Social Profissionalizante e visa estimular os jovens de diversas regiões do Brasil a realizarem projetos que impactam em uma comunidade ou sociedade como um todo. Este ano, o desafio proposto ano é a elaboração e execução de um Projeto de Ação Social em uma entidade que promova o desenvolvimento comunitário. Em Rio Preto, o programa Ryla é desenvolvido no Rotary Club Nova Gerações.
sábado, outubro 20, 2012
Mulher na política
A cada dia a mulher vem conquistando mais cargos públicos no mundo. Além de termos eleito a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff (PT), as mulheres também ganharam espaço nas últimas eleições municipais. De acordo com publicação do G1, as mulheres avançaram nesta eleição somando 12% dos prefeitos eleitos no País. Em Rio Preto, dos vereadores eleitos para a próxima legislatura, três são mulheres: Karina Caroline (PRB) Alessandra Trigo (PSDB) e Celi Regina (PT). Além das vereadoras, não podemos esquecer que o vice do prefeito reeleito Valdomiro Lopes (PSB), também é mulher. E é com ela, Ivani Vaz de Lima (PSDB), nossa entrevista sobre mulher e política.
Parcerias do Bem - Quais são seus projetos como vice-prefeita de Rio Preto?
Ivani Vaz de Lima – Vice não tem projeto isolado do conjunto de obras e serviços planejados pela administração como um todo. Ainda não falamos sobre isso, mas, no momento adequado, o prefeito irá definir o tipo de colaboração que posso dar à administração municipal.
PB - Como você vê a força/presença da mulher atualmente na política?
Ivani - Vejo com naturalidade, pois a presença feminina tem crescido não só na política, mas, também, em muitas áreas importantes da sociedade brasileira. A política, é claro, não é uma área isolada da sociedade. Muito pelo contrário.
PB - Mulher pensa e age diferente do homem na política ou em cargos públicos?
Ivani - Não há diferença de sexo quando o cargo ou função exigem tomada de decisão única, ou seja, norteada pela Lei ou pela Constituição. A diferença pode se dar no trato, no enfoque, com mais ou menos sensibilidade no acolhimento das ideias, mas, no final, as prioridades são decidas em cima de orçamentos, de leis, iguais para todos, independente de sexo, idade, cor, opção religiosa, etc.
PB - Quais as principais diferenças e semelhanças políticas entre Ivani e o seu marido, José Carlos Vaz de Lima (PSDB), deputado federal?
Ivani - Temos mais semelhanças do que diferenças, pois, desde os tempos de estudantes, quando nos conhecemos, pensávamos e agíamos politicamente, mesmo sem sermos filiados a partidos. A ação partidária veio depois e continua até hoje. Eu e o deputado Vaz de Lima temos diferenças, discussões políticas, mas o longo tempo de convivência compartilhada mostra que as diferenças surgem para serem superadas. Temos a vantagem da parceria, amizade, cumplicidade, respeito e lógico, amor.
Gerações sem cáries
A educação odontológica infantil é o início de uma mudança de pensamento da população. As crianças crescem conscientes da importância da prevenção, e da responsabilidade delas e dos pais, no sucesso desse objetivo. Com a prevenção odontológica, que muitas vezes tem início na escola, já existem gerações, jovens de 18, 20 anos que nunca tiveram cáries, e com uma relação muito mais saudável com o dentista. Quem responde sobre o assunto é a odontopediatra Ana Rosa Kuymjian Albieri.
Parcerias do Bem - É possível crescer sem cáries?
Ana Rosa - Graças à parceria firmada com pais e algumas escolas, que confiam e acreditam na prevenção como fator determinante neste processo, felizmente já temos vários adultos que nunca tiveram cáries. É importante destacar o papel dos pais, porque o mérito desta conquista se deve mais a eles do que aos próprios dentistas, pois tiveram uma atitude inteligente optando pela prevenção odontológica. A participação do dentista na escola visa mudar o comportamento das crianças pré-escolares e do ensino fundamental quanto aos problemas de saúde bucal. Há anos desenvolvo este trabalho em várias escolas de Rio Preto, e tenho observado ótimos resultados. A geração, que desde criança, teve embutida a postura preventiva, continua visitando os consultórios regularmente, e já trazem seus filhos para que possam ser cuidados desde bebês.
PB - É fácil desenvolver a prevenção odontológica em crianças? A criança não tem "medo" do dentista"?
Ana Rosa - Os métodos aplicados partem do princípio da motivação para educar e convencer de forma lúdica, com o auxílio de filmes, histórias, teatros e desenhos. Esses instrumentos são de grande ajuda para trabalhar questões como o uso da chupeta, os hábitos de roer unhas, chupar o dedo, tomar mamadeira, até pontos mais específicos como técnicas de escovação e a realização de exame clínico. É importante observar que a motivação deve ser compatível com a idade da criança.O programa preventivo consiste em visitas regulares que podem ser mensais, bimestrais ou trimestrais. O especialista deve analisar o risco de cárie, dieta, higiene e outros fatores, que irão determinar o tempo ideal para o retorno. Os pacientes passam pela profilaxia, aplicação de flúor de acordo com a idade e tempo de retorno, selantes, exame clínico e orientação para os cuidados em casa. Dessa forma, com a ajuda dos pais, dificilmente a criança apresentará cáries. Não há desculpa de hereditariedade. O que é passado de uma geração para outra são hábitos e costumes de higiene bucal, muitas vezes, incorretos.
PB - O que é mito e o real com relação aos cuidados odontológicos?
Ana Rosa - Alguns cuidados fazem toda a diferença para termos filhos sem cáries, entre elas a primeira visita ao dentista que deve acontecer antes da erupção do primeiro dentinho, o que normalmente não acontece por desconhecimento dos pais. A partir dos primeiros dentinhos, a criança deve começar a frequentar o consultório para se acostumar com o ambiente. Aos pais, cabe supervisionar a limpeza dos dentes dos seus filhos. Especialmente, a última escovação do dia. Apesar dos dentes de leite serem temporários eles têm sua função e devem ser preservados. Os pais precisam estar conscientes sobre isso, e evitar que seus filhos sintam dor, e só depois procurarem o dentista. As gestantes devem receber orientação sobre dieta, flúor, higiene oral sua e do bebê e a importância da amamentação. Para os recém-nascidos o leite materno é de grande importância, e a sucção do seio criará hábitos corretos de engolir. Após a amamentação, a boquinha do bebê deve ser higienizada, com uma gaze úmida. Não passe mel ou açúcar nas chupetas e bicos de mamadeiras. À medida que a criança cresce, deve adquirir o hábito de escovar seus próprios dentes. Os adultos devem escovar os dentes na presença da criança, que deve ter uma escova nas mãos, e terá vontade de imitá-los. Os doces devem ser evitados, principalmente entre as refeições.
sábado, outubro 06, 2012
Voto consciente
Neste domingo, 07 de outubro, exercemos mais uma vez o direito de votar, de escolher prefeitos e vereadores em todo País. Numa eleição elegemos representantes, e no geral, reclamamos deles depois. Também pudera, o colégio eleitoral de Rio Preto, por exemplo, chegou a 302.474 eleitores, distribuídos em várias classes sociais e diferentes níveis de escolaridade. Difícil representar, e agradar, essa considerável diversidade cultural e social. Mas e aí, estamos aprendendo a votar de forma mais consciente? Quem responde essas e outras questões sobre política e eleições é o sociólogo Luciano Alvarenga.
Parcerias do Bem - O que é voto consciente?
Luciano Alvarenga - É o voto como expressão de uma causa, de uma demanda, de uma desejo coletivo de mudança. Por exemplo: se sou ligado a causa ambiental meu voto deve necessariamente ser em candidatos que defendem essa causa. É o voto em pessoas realmente comprometidas com uma cidade melhor.
PB - Como o cidadão deve analisar as pesquisas eleitorais de intenção de votos e os "achismos"/opiniões sobre os resultados das eleições?
Luciano - As pesquisas eleitorais não são confiáveis. Os institutos de pesquisas geralmente fazem pesquisa a pedido dos candidatos e só trazem as informações que melhoram a imagem do candidato que contratou a pesquisa. E quando as pesquisas são contratadas por veículos de mídia e imprensa, precisamos ficar atentos por que essa mesma imprensa pode estar apoiando algum candidato, geralmente eles apoiam alguém, e nesse sentido as pesquisas serão feitas de tal maneira que o candidato apoiado pela TV ou jornal apareça melhor do que realmente é. Pode perceber que não é incomum quando o veiculo de mídia contrata pesquisa eles darem muita visibilidade na mídia ao resultado da pesquisa. Isso pode ser campanha subliminar a algum candidato.
PB - Com a nova estratificação social do País, quem está promovendo as mudanças culturais e sociais na atualidade?
Luciano - As principais mudanças que estão ocorrendo no País do ponto de vista social e cultural vem da periferia. Em Rio Preto podemos dizer que quem comanda as maiores mudanças culturais e sociais na cidade é a Região Norte, Vila Toninho, São Francisco e bairros mais distantes. A verdade é que a classe média, moradora das regiões centrais e condomínios, não é mais a vanguarda da sociedade e perderam a conexão com os novos tempos que emergem.
PB - Você acredita que o eleitor brasileiro está mais politizado?
Luciano - Mais politizado não posso afirmar, mas certamente muito menos ingênuo.
segunda-feira, outubro 01, 2012
Do autor ao leitor
“Do autor ao leitor” é um longo ensaio baseado nas reflexões do escritor, professor e pensador Aguinaldo Gonçalves, sobre todos os procedimentos que envolvem o fazer literário, descrevendo as instâncias do ato criador. É um livro ainda inédito e o assunto foi tema do primeiro Café Filosófico do Clube do Livro Empório, da livraria Empório Cultural, no último dia 27. "A ideia de realizá-lo surgiu, como os demais trabalhos que realizei, da necessidade pessoal de cumprir uma espécie de 'missão do pensamento' para tentar responder à indagações do leitor comum sobre uma série de questões que nutrem as mentes aficionadas pelo livro e pela leitura", comenta o escritor. Acompanhe entrevista com Aguinaldo Gonçalves.
Parcerias do Bem - Como surgiu a ideia desse livro?
Aguinaldo Gonçalves - “Do autor ao leitor” consiste num longo ensaio baseado nas minhas reflexões sobre todos os procedimentos que envolvem o fazer literário, descrevendo todas as instâncias do ato criador. A ideia de realizá-lo surgiu, como os demais trabalhos que realizei, da necessidade pessoal de cumprir uma espécie de “missão do pensamento” para tentar responder a indagações do leitor comum sobre uma série de questões que nutrem as mentes aficionadas pelo livro e pela leitura. Quando o livro se encontra em fase terminal o autor, de sã consciência, não pode prever o lançamento. Tantas coisas são envolvidas entre autor e editor que fazer qualquer previsão seria declarar sua própria ingenuidade. Essa afirmação vai ao encontro da vontade que os entrevistadores têm de saber sobre a gênese da obra seja ficcional, seja ensaística. Cada obra surge de uma maneira; o que não se pode afirmar é que a obra tenha surgido de uma IDEIA. Os melhores trabalhos surgem quando se forma no espírito uma vontade imbuída de uma intenção criadora. Talvez possa afirmar que “Do autor ao leitor” tenha surgido de minha percepção do leitor na fila de autógrafos, nas noites de meus lançamentos. Sempre me chamou a atenção as expressões faciais e os olhares do leitor que traz nas mãos o novo livro e como ele aguarda para se aproximar do escritor. Sempre me chamou a atenção a delicadeza com que o autor teve de tratar o leitor que aguarda o autógrafo. Esse segredo que envolve um e outro (autor e leitor), esse mito que não pretende ser desvelado, maculado, sempre me chamou a atenção.
E foi por esse caminho que o livro foi evoluindo, passando pelo mundo do autor, pela relação entre o autor e seu editor, pelo mundo da obra e, finalmente, pelo mundo do leitor.
PB - Como se formam leitores e autores na atualidade?
Aguinaldo - Não existe um tempo para se formar um leitor. Para que um leitor seja leitor ele tem de ser alfabetizado, devidamente alfabetizado, para que melhor lhe desperte a curiosidade de compreender as coisas e para isso ler as coisas, mas antes de mais nada ler o mundo. Para isso o humano deve ter consciência semiótica, no sentido que ele entenda o mundo como forma de representação sígnica, marcada por índices e sinais. Quanto melhor for alfabetizado o ser humano, mais sua atenção se votará para a leitura e isso é instantâneo, automático. Atualmente o humano possui outras opções de leitura marcadas pela tecnologia; mas nada substituirá a foram mais concentrada, mais profunda que é a leitura de livros. Quanto à formação de autor, o caso é mais complicado. Responderia , sem sombra de dúvidas, que é impossível, a formação de autor. É como se, sem ritmo natural, alguém acreditasse que aprendeu a dançar em escola. Impossível. Irá sempre claudicar nos passos.
PB- Quais obras e escritores quem quer ter uma boa bagagem cultural não pode deixar de ler?
Aguinaldo - Não acredito em “bagagem cultural”. Não acredito em cânone, ou em autores cruciais. Esse assunto prefiro discutir em bate-papos, como o Café Filosófico da Empório.
sábado, setembro 22, 2012
Impressionismo: Paris e a Modernidade
Impressionismo: Paris e a Modernidade, que trouxe 85 obras do acervo do Museu d'Orsay para o Brasil, não é uma exposição grandiosa só pela importância dos quadros, que colocam à disposição do público a oportunidade de contemplar uma época tão expressiva da arte do século XIX, ou pelo investimento para sua realização do projeto que está na ordem de R$ 10,9 milhões. Números expressivos têm aparecido em forma de recordes de visitação: a exposição já alcançou 200 mil visitantes em São Paulo. Fenômeno de público e crítica, a exposição ganhou destaque no discurso da presidente Dilma Rossef na posse de Martha Suplicy ao Ministério da Cultura, “as grandes filas que têm se formado para visitar algumas exposições recentes, como a do Caravaggio e a dos pintores impressionistas, demonstram que boas iniciativas, desde que bem organizadas, empolgam e atraem os brasileiros de todas camadas sociais, que dão vida e relevância aos museus.” Pois é!!!!
BoomRiopretoDesign
O BoomRiopretoDesign chega à sua quarta edição em 2012, com importantes palestras no dia 27 deste mês, no Riopreto Shopping Center. Além das palestras, o fórum internacional de arquitetura, design e arte também será marcado por uma exposição, a partir do dia 15, que reúne projetos e peças criadas pelos profissionais convidados da edição. O grande destaque do evento é a presença do arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, um dos responsáveis por dar identidade e projeção ao design brasileiro. Ele será homenageado pela organização do evento e participa de um breve bate papo com a platéia.
Referência contábil
A Itamaraty Contabilidade completou 30 anos de existência, e é hoje a única empresa contábil no interior do estado de São Paulo associada a Rede Nacional de Contabilidade (RNC). Por conta disso, adota várias normas gerenciais que garantem mais qualidade no atendimento e nos serviços, transformando a empresa em referência no setor. Ao mesmo tempo, o avanço da tecnologia tem revolucionado o gerenciamento e funcionamento das empresas contábeis exigindo novas posturas e atitudes no segmento. Acompanhe entrevista com Marcos Apóstolo, sócio-proprietário da Itamaraty Contabilidade, sobre o assunto.
Parcerias do Bem - A Itamaraty Contabilidade é hoje uma das principais empresas do setor na cidade e no Estado. Quais as estratégias implantadas que justificam o sucesso?
Marcos Apóstolo - A Itamaraty Contabilidade acabou de completar 30 anos de existência. Acredito que nossa solidez e confiabilidade empresarial é resultado de uma somatória de processos e estratégias implementadas ao longo dessa trajetória. Somos a única empresa contábil do interior do estado de São Paulo associada a Rede Nacional de Contabilidade (RNC), e por conta disso, adotamos e seguimos várias normas gerenciais que garantem qualidade no atendimento e nos serviços, transformando a Itamaraty em referência no segmento. Aprimoramento, aperfeiçoamento e atualização tecnológica constantes também são ferramentas imprescindíveis hoje em dia. Além disso, investimos em comunicação e na nossa rede de relacionamento. O processo de marketing requer que as empresas tenham uma postura proativa, estruturando os processos internos com base nas tendências, necessidades e expectativas dos clientes. Temos foco de atuação direcionado para nosso público/cliente gerando mais satisfação e agregando valor nos serviços prestados.
MA - Sim, aliás, o marketing do profissional liberal via de regra é diferente, pois tem sempre um órgão regulador, que são os conselhos. Estes, por sinal, precisam ser revistos pois
trabalham com leis e regulamentações de 60 anos atrás, e nesse período, muita coisa mudou. O marketing contábil tem que ser embasado em confiabilidade, comunicação dirigida e qualidade de serviços.
PB - Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas contábeis na atualidade?
MA - São várias, mas as maiores são: penalidades, multas altíssimas e em certos casos confiscatórias, aumentando a nossa responsabilidade e chegando ao ponto de não ser interessante atender certas atividades. O atual modelo empresarial, do Fisco, e o melhoramento da aparelhagem fiscal, onde ninguém mais escapa das sonegações. O empresário parece que não acreditar nisso. Muitas vezes orientamos e não somos ouvidos. Outro fator preocupante é a legislação, que muda diariamente. Tem gente legislando sem ter a menor noção de que é impossível cumprir aquilo que está escrito. E os altos custos de funcionários e escassez de mão de obra no setor. A profissão perdeu o "glamour" e muitos jovens preferem investir em outras profissões.
PB - Com o avanço tecnológico, qual o futuro do empresário contábil?
MA - A tecnologia avança numa velocidade difícil de ser acompanhada e o contabilista precisa estar preparado e adaptar-se a essa realidade. Com tanta tecnologia à disposição, os números são mais corretos e os erros tornam-se mínimos. Um exemplo fácil é o Sped Contábil, que marca o fim da era do contador guarda-livros, em que o profissional executava uma função operacional. Com uma boa estratégia formulada, o contador hoje pode aprimorar sua atuação, obter mais conhecimento e ganhar novos clientes. Se compararmos os procedimentos de 10 anos atrás com os atuais, veremos que a contabilidade adota uma função consultiva, auxiliando os empresários a especificarem suas necessidades antecipadamente, e isto é decisivo para uma gestão empresarial.
domingo, setembro 16, 2012
"Esse Sorriso Vale Ouro"
Os sorrisos dos pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de Rio Preto, foram o foco das lentes do fotógrafo Guilherme Baffi para a produção da exposição “Esse Sorriso Vale Ouro”. A exposição permanece no Riopreto Shopping entre os dias 14 e 29 de setembro. Com o clima ainda quente das Olimpíadas, crianças com diferentes patologias não pouparam energia e foram fotografadas praticando os mais diferentes esportes e atividades. Cada um buscou fazer aquilo que mais gostava. Com média de 30 fotos, reproduzidas em banners, a exposição leva para dentro do shopping o universo de crianças que lutam para superar diferentes patologias e “não deixam a peteca cair”, mantêm o sorriso no rosto e exalam alegria.
Voluntariado
Felizmente, no Brasil e no mundo, cada vez mais pessoas são contagiadas pelo trabalho social, dedicando parte do seu tempo a atividades de voluntariado. Estima-se que no Brasil cerca de 22,6% da população adulta esteja nesse grupo, de acordo com pesquisa realizada pelo ISER - Instituto de Estudos de Religião. No final de agosto (28), tivemos o Dia Nacional do Voluntariado, e em 05 de dezembro, temos o Dia Internacional do Voluntário, instituído pela ONU, Organização das Nações Unidas. Segundo definição da ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos". O atendimento humanizado a pacientes e familiares é o principal objetivo do Grupo de Voluntários da Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem (URRMEV), de Rio Preto. Atualmente a instituição atende cerca de 200 pacientes, da cidade e da Região. Para distrair e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, cerca de 20 voluntários se revezam nas atividades que acontecem na instituição, de segunda a quinta-feira. Acompanhe entrevista com Ana Maria Garcia Cardoso, radioncologista da instituição e coordenadora das atividades.
Parcerias do Bem - Há quanto tempo existe o Grupo de Voluntários da Urrmev e qual o principal objetivo?
Ana Maria Garcia Cardoso - O Grupo de Voluntários da URRMEV conta com a colaboração da assistente social Tatiana Moreno e é focado no atendimento humanizado a todos os pacientes e familiares, principalmente os mais carentes, que necessitam de maior apoio. Por esse motivo a instituição disponibiliza uma equipe multidisciplinar, a fim de oferecer um moderno tratamento oncológico, radioterápico e de integração social dos pacientes. Somado a isso, existe há mais de 15 anos o trabalho do Grupo de Voluntários, que junto aos profissionais, visa estimular os pacientes a recuperarem não apenas a saúde, mas principalmente a autoestima. Também contamos com a colaboração da CAAPAC (Casa de Apoio ao Paciente com Câncer), fundada em junho de 1998, por nós, devido a necessidade de ter um local onde estes pacientes pudessem se alojar durante o tratamento radioterápico e psicológico, realizado em torno de dois meses, diariamente durante a semana. Na época, para desenvolver este trabalho contamos também com um grupo de voluntários que ajudavam no trabalho assistencial junto aos pacientes com câncer.
PB - Quais atividades são desenvolvidas pelos voluntários?
Ana Maria - Cerca de 20 voluntários se revezam nas atividades que acontecem de segunda a quinta-feira, como brincadeiras (bingos), onde são distribuídos utensílios domésticos, produtos de higiene e outros. Também contamos com dois voluntários (Donizete e Toninho), que nas manhãs de quarta-feira, trazem música para animar as salas de espera. Todas as datas festivas, como Páscoa, Dia das Mães e Pais, Junina e Natal, fazemos com os pacientes peças de decoração e lembranças, que são distribuídas no dia das festas, sempre realizadas com lanches, refrigerante, animação e música. Não podemos deixar de citar os voluntários que ficam nos bastidores, que doam alimentos e frutas para os dias úteis do tratamento.
PB - Como influencia a ajuda do voluntário no tratamento e recuperação de pessoas que exigem cuidados especiais?
Ana Maria - Cuidar do emocional dos pacientes faz com eles se sintam mais seguros, e desta forma se estimula as defesas do sistema imunológico para que eles enfrentem com mais confiança o tratamento oncológico, obtendo assim melhores resultados. A atuação do profissional da área da saúde interfere nas questões psicossociais que envolvem a doença, desmistificando e esclarecendo as peculiaridades de cada enfermidade. Quando o diagnóstico é positivo, começa uma luta contra o tempo para agilizar o tratamento. Todo esse processo gera muita angústia e ansiedade, muitas vezes raiva, medo, insegurança. Muitas vezes sem condições financeiras, de saúde, moradia e amor próprio, essas pessoas se sentem assistidas integralmente quando chegam à clínica. O foco principal é mostrar que apesar do câncer, há vida e pode ser de qualidade.
PB - Normalmente, quem desenvolve atividade voluntária sente um enorme prazer em realizar a tarefa. Como você define essa ação de doação e recebimento?
Ana Maria - Cientes de que uma sociedade humanizada e digna não se faz apenas com ideias, mas com atividades concretas, os voluntários estão sempre de prontidão. Saúde é mais que ausência de enfermidade, é poder sentir e desenvolver plenamente a capacidade de ser humano. O objetivo do trabalho dos voluntários em parceria com toda a equipe multidisciplinar é o bem-estar do paciente. É ter comprometimento com a causa, ser acolhedor, e dar amor a quem precisa. E todos sabemos a importância de recebê-lo, principalmente nos momentos mais difíceis.
sábado, setembro 08, 2012
Cultura para todos
O Sesc Rio Preto foi inaugurado em 21 de agosto de 1992, portanto, completou 20 anos na cidade, embora a história tenha começado quase dez anos antes, com o trabalho de ação externa, chamado de Pólo Avançado. Realiza uma gama de atividades para públicos de diferentes faixas etárias e estratos sociais, além, de atender seu público prioritário, o comerciário e seus dependentes. No ano de 2011, atendeu um público aproximado de 450 mil pessoas. O Sesc acredita na educação como pressuposto para a transformação social. Entre os eventos de destaque da unidade de Rio Preto, estão o Sesc Jazz&Blues, no mês de agosto, as atividades do Sesc Verão, a Corrida do Dia Olímpico, o projeto No Palco, responsável por trazer grandes artistas da música durante todo o ano, o Festival Sesc Melhores Filmes, e o recente projeto Impulso. "Salientamos também nossa parceira com a Prefeitura Municipal na realização do Festival Internacional de Teatro - FIT, cujo papel do Sesc foi muito importante na sua criação e consolidação junto a comunidade local e nacional, tornando-se um dos Festivais mais importantes do país", observa Sebastião Martins, gerente do Sesc Rio Preto. Acompanhe entrevista com ele.
Parcerias do Bem - O acelerado crescimento de Rio Preto nas duas últimas décadas mudou a cultura do rio-pretense?
Sebastião - Penso que houve uma certa profissionalização, um engajamento maior das pessoas envolvidas na cena cultural da cidade nos últimos anos, e isso é muito bom para quem consome a cultura. Vários eventos e projetos foram criados, nas mais diversas áreas, evidenciando o potencial da cidade e os novos perfis culturais que Rio Preto vem adquirindo de cidade moderna e desenvolvida culturalmente.
PB - Quem é o público do Sesc Rio Preto e o que faz mais sucesso entre o rio-pretense?
Sebastião - Nosso público é diversificado social e culturalmente e, para cada público, uma atividade faz sucesso. Muitos preferem as atividades culturais, outros, nosso atendimento nas clínicas odontológicas. Poderíamos dizer o mesmo das atividades esportivas, de turismo, de saúde e de lazer. Nossa força está no conjunto dessas atividades. Realizar tudo isso ao mesmo tempo e no mesmo local, estimula a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento cultural da comunidade.
PB - Existe uma estimativa de tempo para se mudar e/ou formar novas culturas?
Sebastião - Trabalhamos com a formação de gostos, no sentido de prazer, satisfação. A industria cultural, através dos meios de comunicação de massa, difunde determinadas opções culturais, e nós, trabalhamos diariamente para oferecer atividades não contempladas na programação desta indústria. Nosso propósito é que as pessoas passem a usufruir de atividades até então não conhecidas e, ao mesmo tempo, estimulem a criatividade e o olhar crítico do indivíduo.
PB - Atualmente estão surgindo novas opções de locais ligados à cultura e manifestações diversas na cidade. A que devemos essa diversidade?
Sebastião - Ao desenvolvimento cultural da própria sociedade, a formação de público, uma das características das atividades do SESC, e, em especial, a formação de agentes realizadores. Rio Preto tem uma marca visível, a de ser um cidade empreendedora, e isso não é diferente com os fazedores de cultura.
terça-feira, setembro 04, 2012
Coração e bem-estar
terça-feira, agosto 28, 2012
O Boticário oferece momento de beleza em Rio Preto
De 29 de agosto a 2 de setembro, os rio-pretenses poderão desfrutar gratuitamente de um momento dedicado à beleza com a linha Nativa SPA. Sessões de massagem, avaliação capilar e uma viagem sensorial e interativa pelos produtos da linha de cuidados pessoais estarão disponíveis em um espaço montado no Riopreto Shopping. Além disso, quem passar no local poderá conhecer a linha Nativa SPA Terapias.
O espaço será dividido em quatro momentos: cabelos, hidratação, fragrâncias e banho. Na área dedicada aos cabelos, os consumidores terão a orientação de um esteticista especialista no tratamento e cuidado com os fios, que utilizará um scanner especial para análise capilar e, com base nessa avaliação, indicará o melhor produto da linha Nativa SPA para cada tipo de cabelo.
No momento de hidratação, uma massoterapeuta fará massagens nas mãos das visitantes, enquanto dá dicas e ensina técnicas de automassagem que elas poderão repetir em casa, no momento da hidratação. Na parte de fragrâncias, os visitantes experimentarão cinco opções de perfumaria da linha e escolher sua favorita para receber dicas de aplicação. Para finalizar, a área de banho apresenta os produtos da linha para este momento, sugerindo que ele se torne um ritual diário de renovação.
A ação de Nativa SPA já foi realizada em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Curitiba (PR) e São Luís (MA).
Serviço:
O que: Ação Nativa SPA
Período: 29/08 a 02/09
Local: Rio Preto Shopping
Horário: das 10h às 22h
Valor: Gratuito
O espaço será dividido em quatro momentos: cabelos, hidratação, fragrâncias e banho. Na área dedicada aos cabelos, os consumidores terão a orientação de um esteticista especialista no tratamento e cuidado com os fios, que utilizará um scanner especial para análise capilar e, com base nessa avaliação, indicará o melhor produto da linha Nativa SPA para cada tipo de cabelo.
No momento de hidratação, uma massoterapeuta fará massagens nas mãos das visitantes, enquanto dá dicas e ensina técnicas de automassagem que elas poderão repetir em casa, no momento da hidratação. Na parte de fragrâncias, os visitantes experimentarão cinco opções de perfumaria da linha e escolher sua favorita para receber dicas de aplicação. Para finalizar, a área de banho apresenta os produtos da linha para este momento, sugerindo que ele se torne um ritual diário de renovação.
A ação de Nativa SPA já foi realizada em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Curitiba (PR) e São Luís (MA).
Serviço:
O que: Ação Nativa SPA
Período: 29/08 a 02/09
Local: Rio Preto Shopping
Horário: das 10h às 22h
Valor: Gratuito
Halitose
Muitos acreditam que o mau hálito tem origem em problemas estomacais, mas 90% dos casos têm origem na boca. Na odontopediatria, removidas as causas odontológicas, as causas mais comuns estão associadas a doenças recentes, como sinusite, infecção de garganta com febre e placas de pus. Um aparelho, o Breath Checker, recentemente adquirido pela odontopediatra Ana Rosa Kuymjian Albieri é capaz de detectar e medir compostos sulfurados voláteis. Para realizar a medição a criança deve estar 2 horas em jejum, e também 2 horas sem escovar os dentes para o cheiro da pasta não interferir no exame. Com ele é possível diagnosticar e quantificar o mau hálito, facilitando o tratamento e suas causas
segunda-feira, agosto 27, 2012
"Night Fever" em prol do Lar Esperança
15 de setembro tem festa beneficente no clube de campo do Monte Líbano, a partir das 21 horas, em prol do Lar Esperança, entidade que abriga 100 idosos de Rio Preto. A iniciativa é da revista Domínios que, na data, comemora 15 anos de atuação. Com o tema “Night Fever” a festa traz de volta o ritmo dançante das pistas dos anos 70 com os shows de Bee Gees Alive, a banda Mala Direta com repertório bem variado e o cantor Peninha. O objetivo da festa é ajudar o Lar Esperança que está com novos projetos, um deles é a construção de uma escola de Ensino Fundamental, com uma proposta pedagógica diferenciada.
Entrevista Miguel Zerati Filho - Conversa fundamental
Quando o assunto é sexo, quanto mais cumplicidade o casal tiver para conversar sobre suas vontades e desejos, melhor. E para que a relação seja duradoura, o urologista do IUN (Instituto de Urologia e Nefrologia, de Rio Preto), Miguel Zerati Filho, e diretor da Sociedade Brasileira de Urologia(SBU), afirma ser fundamental o envolvimento emocional.
Parcerias do Bem - Qual o grande desafio hoje no que se refere a sexualidade?
Miguel Zerati - O grande desafio é ter prazer, todos os casais buscam a satisfação sexual que culmina com o prazer. O desafio é identificar o parceiro ou a parceira certos. Aquele que faz a sua atividade sexual da melhor maneira para si, e com isso , oferecer e obter satisfação. Isso não é uma fórmula matemática ou uma receita de bolo. Requer alguma experiência, algum cuidado, cumplicidade e envolvimento afetivo. Dificilmente vai haver satisfação, uma relação prazerosa, se a relação não for saudável fora da atividade sexual.
PB - Quais são as principais queixas das pessoas e/ou dos casais quando chegam ao consultório do urologista?
Zerati - São várias as queixas. Os jovens em geral tem uma ótima ereção, mas muitas vezes pela inexperiência, têm ejaculação precoce. Ele é afoito e inexperiente, muitas vezes não realizando as carícias preliminares convenientemente, que são fundamentais pra um bom relacionamento. Acaba não se satisfazendo ou proporcionando prazer de maneira satisfatória. A ejaculação rápida requer orientação do urologista, e as vezes tratamento para deixar o homem mais seguro sexualmente. Já no homem de meia idade, principalmente após os 50 anos, o que algumas vezes acontece é a perda da qualidade da ereção. A ereção deixa a desejar, não é mais vigorosa e duradoura, com isso acaba tendo uma relação mais curta e as vezes, frustrante.
Como isso pode ser melhorado?
Zerati - Hoje existem várias opções. Em primeiro lugar avaliamos a parte clínica, é muito comum as comorbidades. O homem está vivendo mais, então vai ter mais diabetes, hipertensão, cardiopatia, etc. Coisas do próprio envelhecimento. Essas comorbidades afetam a potência. Depois temos que ver se ele precisa de algum medicamento. Hoje dispomos de vários medicamentos que contribuem e facilitam a ereção. É uma opção muito fácil. Outras queixas que os homens nos trazem é em relação as reclamações ou sugestões das parceiras.
Algumas ocasiões são causas psicológicas: a pessoa está com problemas financeiros, estresse, enfim, problemas que afetam a parte emocional e desestruturam o seu relacionamento.
Para a ejaculação rápida, há tratamentos específicos, medicamentos ou, preferencialmente, uma terapia de condicionamento, isto é; um treinamento para ele demorar para ejacular.
As mulheres realmente cobram mais uma vida sexual saudável?
Zerati - Cobram. Hoje de um modo geral, ela deseja e expressa sua vontade de uma melhor atividade sexual. Antigamente a mulher era submissa, ela servia ao seu parceiro. Isso acabou. A mulher realmente reivindica e reivindica bastante. Muitas vezes propõe e sugere que seu parceiro venha procurar ajuda. Principalmente aquela mulher que está investindo na relação.
PB - Existem um parâmetro do que é considerado ideal dentro de um casamento com relação a vida sexual?
Zerati - Não existe um parâmetro, cada casal tem a sua normalidade. O jovem acaba tendo muitas relações em termos de quantidade, e as vezes a qualidade deixa a desejar. Então, muitas vezes, pela inexperiência do casal o que o jovem almeja é quantidade. O casal mais maduro,investe na qualidade da relação. Diminui o número de relações, e esse número não existe um número mágico. Uma por semana, duas, três.... É o casal que vai determinar a importância do número de relações. E aí a importância de você achar "a sua cara metade ou o seu cara metade", que tenha a mesma afinidade. Que se relacione e que se satisfaça da mesma maneira. Tem pessoas que tem relação a cada dez dias e estão muito felizes. Os idosos continuam tendo relações, muitas vezes os homens facilitados pelos medicamentos, e esses casais têm relação a cada quinze dias, a cada mês, e estão felizes dessa maneira. Deve haver uma cumplicidade. A mulher deve expressar o seu desejo: eu gosto de tal jeito, de tal posição, eu gosto que você faça isso, e a mesma coisa o homem. E nem sempre o ato sexual vai beneficiar os dois. Mas é importante a cumplicidade pra que um ceda, e assim, o casal viva bem.
Então a comunicação é um grande desafio?
Zerati - Essa é uma realidade. Todos temos as nossas individualidades, e essas individualidades devem ser expressadas e manifestadas. Inclusive na negação: olha eu não gosto disso, eu gosto de tal posição, eu gosto de tal dia... Tem que ter realmente muita conversa, muito entendimento, e o que eu acho muito importante: ter envolvimento afetivo! Porque você se satisfaz em algumas relações sem envolvimento, mas você não se satisfaz num longo tempo, numa relação duradoura se você não estiver envolvido e se não estiver gostando.
Marca forte
32 empresas contábeis associadas a Rede Nacional de Contabilidade estiveram presentes em encontro da entidade no último dia 10, em Brasília. Marcos Apóstolo, consultor de negócios e contabilista rio-pretense estava entre os representantes de capitais brasileiras, e ministrou palestra sobre a criação de uma marca forte. Marcus Vinícius Apóstolo foi o responsável pelo suporte técnico, apresentando ao público em tempo real, o funcionamento das ferramentas de apoio da empresa Itamaraty Contabilidade.
Entrevista Mara Lúcia Madureira - Pensar é preciso
Pensar é preciso. E ler também. Segundo dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, em reportagem feita pelo G1 (28/03/2012), "os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na rede de computadores por diversão". Em Rio Preto, a livraria Empório Cultural acaba de montar o Clube do Livro, um projeto que envolve várias atividades, entre elas, Grupos de Estudos semanais, cafés filosóficos e descontos para participantes. Quatro profissionais encabeçam as primeiras reuniões que começam na próxima segunda, 27 de agosto: a psicóloga cognitivo-comportamental Mara Lúcia Madureira, a jornalista Cecília Dionizio, a professora, escritora e coordenadora de leituras da Casa das Flores, Lucila Papacosta Conte, e a professora e fotógrafa, Simone Marques. Acompanhe entrevista com Mara Lúcia sobre o hábito de leitura e a dificuldade das pessoas incorporarem comportamentos mais "pensantes".
Parcerias do Bem - Dá trabalho pensar?
Mara Lúcia Madureira - O pensamento, o aprendizado e a memória são processos complexos que envolvem aspectos biológicos, psicológicos e ambientais. As células nervosas, chamadas neurônios, formam constantemente novas conexões e modelam seus processos bioquímicos influenciadas por fatores genéticos, psicológicos e pelos desafios do ambiente. Quanto mais tempo de exposição a atividades enriquecedoras, maior a chance de aprender novas habilidades cognitivas e aprimorar as já existentes. Pensar não dá trabalho dá prazer e acrescenta novos valores à vida!
PB - Quais atividades intelectuais são fundamentais para o ser humano desenvolver comportamentos mais inteligentes?
Mara Lúcia - A aquisição de conhecimentos e habilidades através da observação, leitura, instrução de outras pessoas, estudos, pensamentos e exposição a novas e diferentes situações são fundamentais para enriquecer os arquivos mentais e a inteligência de um sujeito.
PB - Como adquirir o hábito de leitura e/ou desenvolve-lo em crianças?
Mara Lúcia - O hábito e o gosto pela leitura podem ser desenvolvidos na infância através de modelos de adultos que leem na presença de crianças, servindo-lhes de exemplo a ser seguido. O interesse de crianças pela leitura também pode ser estimulado por adultos que as encorajam a olhar as ilustrações de livros infantis, a ler histórias para ninar, interagir com livros e histórias e associar as imagens às frases do texto.
PB - Assim como a leitura, quais outros hábitos ou atitudes são capazes de estabelecer novas conexões e/ou aprimorar nossas interpretações da vida?
Mara Lúcia - Exercícios físicos, alimentação balanceada, sono de qualidade, lazer e cuidados com a saúde beneficiam as funções cerebrais, auxiliam na organização da vida e promovem a elevação da autoestima. A fé é outra função suprema dos processos cognitivos. Pessoas que creem e praticam alguma forma de espiritualidade adoecem menos, se recuperam mais rápido dos efeitos negativos de situações adversas e são mais felizes de modo geral.
terça-feira, maio 22, 2012
Parcerias do Bem - Gosto pelos Livros e Hábito de Leitura
Eu adoro os livros. E adoro ler. Nem se for só por curiosidade e para exclusão, leio tudo que aparece pela frente. E acredito na frase de Henry Thoreau; "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro".
Por isso, o Parcerias do Bem desta semana aborda o "Gosto pelos livros e o hábito da leitura". Participam do programa: o professor e escrito Salvatore D´Onofrio, a professora e proprietária da livraria Espaço, Yara Sarkis, Marciana Gomes Lopes, chefe da Biblioteca Municipal, e Fabiano Ferreira, jornalista, palestrante e consultor em Motivação.
O tema é muito rico e o tempo restrito: é impossível abordar um assunto tão amplo em 27 minutos. De qualquer forma, abrangemos vários aspectos do assunto: como se forma o hábito da leitura, a influência da internet, o sonho de ser escritor (que muuuita gente cultiva), as mudanças ocasionadas pela internet no público da Biblioteca Municipal.
O programa mostra, entre outras coisas, que com o objetivo de formar novos leitores e incentivar o hábito de leitura entre as crianças, há três anos acontece toda quinta-feira, no Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Rio Preto, o projeto "Hora do Conto". O local também recebe visitação constante de escolas com a mesma finalidade.
sábado, maio 12, 2012
Parcerias do Bem - "Elas mandam"
O programa desta semana não é feminista, mas "elas mandam". Estamos falando sobre empreendedorismo feminino, que cresce a cada dia no Brasil. Segundo dados do Sebrae (matéria "Profissão Empresária", revista Cláudia, maio/12), metade das novas empresas que surgem é criada por mulheres.
Em Rio Preto, o empreendedorismo feminino já mereceu destaque até em âmbito estadual e nacional, em 2008, através da empresária Liliamaura Gonçalves Lima.
E já que estamos falando de mulheres no poder não podemos deixar passar em branco a posse da empresária Adriana Neves, nova presidente da Acirp, Associação Comercial de Rio Preto. Acompanhe no programa entrevista com Adriana e Maurício Bellodi, ex-presidente da entidade que admite estar a disposição do seu partido político (PV) para possíveis candidaturas.
Acompanhe também três mulheres empreendedoras, dinâmicas e inteligentes, exemplos positivos como profissionais, mulheres e mães: Liliamaura Lima, diretora da Farmácia Certa; Lena Bernardo, diretora do CNA| Rio Preto; e Ana Maria Garcia Cardoso, diretora da URRMEV - Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem.
domingo, maio 06, 2012
domingo, abril 22, 2012
5 Rs sempre!!!
Eu apóio essa ideia, hoje, Dia do Planeta, e sempre!! Diariamente. Cada um tem que mudar hábitos e fazer sua parte.
Mais tecnologia no nosso dia a dia
Os empresários Paulo Marcato e Leandro Marcato retornaram da Itália onde passaram o mês em busca de novidades para serem implantadas na rede de móveis planejados de alto padrão que leva seu nome. Durante a viagem, eles visitaram o Salão Internacional do Móvel de Milão e participaram de diversos eventos que fizeram parte da Semana do Design de Milão. Os empresários avisam que muitas novidades e tecnologias já estão em estudo para serem implantadas na próxima coleção da marca.
Todos os produtos vendidos na Marcato incluem tecnologia agregadas.
No showroom da coleção 2012 constam:
- TV LCD embutida nos closets e cozinhas
- Sistema Concepta de abertura de portas
- Refrigeradores embutidos nos gavetões da Cozinha
- Portas Dolomit que podem dividir o espaço e ao mesmo tempo podem ser projetadas imagens de TV
- Sistema de iluminação presencial em LED nos closets
Semana do Meio Ambiente em Rio Preto
A Semana do Meio Ambiente deste ano, de 04 a 09 de junho, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Preto terá o tema Proar – Programa de Melhorias da qualidade do ar. No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06 , será realizada a soltura de balões com sementes de árvores nativas, no Parque da Represa e será aberta uma Mostra Fotográfica com imagens registradas pelos alunos das universidades locais sobre temas relacionados ao ar. Essa mostra também será levada ao saguão da Prefeitura, ao Sesc, Senac e shoppings.
O secretário de Meio Ambiente, José Carlos de Lima Bueno, pretende instalar painéis nas principais avenidas com dados sobre a umidade relativa do ar do momento e o volume de queimadas realizadas na cidade no período. “As ações visam alertar sobre os problemas que resultam na má qualidade do ar”, explica Alexandre Carmo, biólogo responsável pela organização das atividades.
A Semana do Meio Ambiente também vai contar com a parceria da secretaria da Saúde, que através dos agentes de saúde irá panfletar nas UBSs sobre a necessidade de prevenir as queimadas. O Parcerias do Bem fará reportagem a respeito do evento.
O secretário de Meio Ambiente, José Carlos de Lima Bueno, pretende instalar painéis nas principais avenidas com dados sobre a umidade relativa do ar do momento e o volume de queimadas realizadas na cidade no período. “As ações visam alertar sobre os problemas que resultam na má qualidade do ar”, explica Alexandre Carmo, biólogo responsável pela organização das atividades.
A Semana do Meio Ambiente também vai contar com a parceria da secretaria da Saúde, que através dos agentes de saúde irá panfletar nas UBSs sobre a necessidade de prevenir as queimadas. O Parcerias do Bem fará reportagem a respeito do evento.
sexta-feira, abril 20, 2012
quinta-feira, abril 19, 2012
Quem eu amo usa drogas. E agora?
E para quem se interessar pelo tema Dependência química, seja qual for, segue boa opção de informações.
Será realizada no dia 30 de abril, segunda-feira, palestra gratuita sobre o papel da família em relação ao uso de drogas. O evento tem como objetivo ajudar familiares e amigos a passar por situações críticas e desenvolver estratégias para atenuar o impacto e as consequências negativas do transtorno. O encontro será realizado das 20h às 21h30, na CCLi, localizada na Avenida da Luz, 3421, Jardim Alto Rio Preto. As inscrições podem ser feitas pelos telefones: (17) 3212.7956. As vagas são limitadas.
A palestra dá início ao curso “Quem eu amo usa drogas. E agora?” que começa no dia 7 de Maio e vai até o dia 23 de Julho. As aulas serão semanais, às segundas-feiras, das 20 às 21h30 e serão ministradas pela psicóloga Mara Lúcia Madureira, especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Escola Paulista de Medicina) e Psicoterapia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP).
Segundo Mara, a dependência química é um problema complexo, resultante da interação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais, capaz de comprometer todas as áreas de funcionamento da vida do usuário, de seus familiares e pessoas próximas.
Cada classe de drogas possui seus riscos característicos e os efeitos de uma mesma substância podem variar de uma pessoa para outra. As experiências diferem de acordo com o tipo da droga, da forma de abuso, da quantidade utilizada, da sensibilidade e vulnerabilidade orgânica, da preexistência de outras doenças, entre outros.
“A busca por tratamentos da dependência química e técnicas para manutenção da abstinência é cada vez maior, porém, não existem tratamentos milagrosos, que não dependam da motivação para abandonar o consumo e adesão ao programa terapêutico, que não exijam modificações de pensamentos, de comportamentos e adequações do estilo de vida tanto dos pacientes quanto de seus familiares”, explica Mara.
Famílias de pessoas com problemas pelo uso de álcool e drogas, em geral, experimentam sentimentos de culpa, não sabem lidar adequadamente com o usuário ou dependente químico e alimentam expectativas irrealistas sobre o processo de recuperação. Ora, esperam um milagre instantâneo, ora se frustram com frequentes recaídas. Outras vezes se revoltam com a situação e com os comportamentos do adicto.
A abordagem do problema incluirá o abuso das drogas mais comuns utilizadas atualmente, lícitas (álcool, tabaco) e ilícitas (maconha, cocaína e crack), substâncias que afetam o sistema nervoso central (SNC), causam intoxicação, dependência física e psicológica, são auto administradas, provocam algum tipo de prazer ou removem temporariamente sentimentos desagradáveis.
“O uso de drogas tem, para a maioria dos usuários, a finalidade de alterar a sua percepção da realidade e, por seus efeitos serem agradáveis e temporários, é necessário repetir constantemente as doses, o que transforma a situação num círculo vicioso de difícil interrupção”, diz.
Não existem regras rígidas e seguras para lidar com seres humanos. O que se pode fazer é testar diversas alternativas para ajudar o paciente a se recuperar, restaurar e manter o equilíbrio familiar.
“Nenhum modelo de educação, relação conjugal e familiar ou intervenção profissional é infalível e eficaz para todos os casos. A família precisa ampliar seu conhecimento, adotar novos comportamentos, procurar agir de acordo com seus recursos, aceitar e respeitar os seus limites, aprender a administrar seus sentimentos, suportar as frustrações quando os resultados não correspondem às expectativas e manter a consciência em paz”, finaliza.
SERVIÇO
Palestra Gratuita
Dia 30 de Abril, das 20 às 21h30
Curso Quem eu amo usa drogas. E agora?
De 7 de Maio a 23 de julho, das 20h às 21h30 - aulas semanais (segundas-feiras)
CCLI - Avenida da Luz, 3421 - Jardim Alto Rio Preto
(17) 3212.7956
Informações para a imprensa
Guimarães Comunicação
www.guimaraescomunicacao.com.br
Será realizada no dia 30 de abril, segunda-feira, palestra gratuita sobre o papel da família em relação ao uso de drogas. O evento tem como objetivo ajudar familiares e amigos a passar por situações críticas e desenvolver estratégias para atenuar o impacto e as consequências negativas do transtorno. O encontro será realizado das 20h às 21h30, na CCLi, localizada na Avenida da Luz, 3421, Jardim Alto Rio Preto. As inscrições podem ser feitas pelos telefones: (17) 3212.7956. As vagas são limitadas.
A palestra dá início ao curso “Quem eu amo usa drogas. E agora?” que começa no dia 7 de Maio e vai até o dia 23 de Julho. As aulas serão semanais, às segundas-feiras, das 20 às 21h30 e serão ministradas pela psicóloga Mara Lúcia Madureira, especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Escola Paulista de Medicina) e Psicoterapia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP).
Segundo Mara, a dependência química é um problema complexo, resultante da interação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais, capaz de comprometer todas as áreas de funcionamento da vida do usuário, de seus familiares e pessoas próximas.
Cada classe de drogas possui seus riscos característicos e os efeitos de uma mesma substância podem variar de uma pessoa para outra. As experiências diferem de acordo com o tipo da droga, da forma de abuso, da quantidade utilizada, da sensibilidade e vulnerabilidade orgânica, da preexistência de outras doenças, entre outros.
“A busca por tratamentos da dependência química e técnicas para manutenção da abstinência é cada vez maior, porém, não existem tratamentos milagrosos, que não dependam da motivação para abandonar o consumo e adesão ao programa terapêutico, que não exijam modificações de pensamentos, de comportamentos e adequações do estilo de vida tanto dos pacientes quanto de seus familiares”, explica Mara.
Famílias de pessoas com problemas pelo uso de álcool e drogas, em geral, experimentam sentimentos de culpa, não sabem lidar adequadamente com o usuário ou dependente químico e alimentam expectativas irrealistas sobre o processo de recuperação. Ora, esperam um milagre instantâneo, ora se frustram com frequentes recaídas. Outras vezes se revoltam com a situação e com os comportamentos do adicto.
A abordagem do problema incluirá o abuso das drogas mais comuns utilizadas atualmente, lícitas (álcool, tabaco) e ilícitas (maconha, cocaína e crack), substâncias que afetam o sistema nervoso central (SNC), causam intoxicação, dependência física e psicológica, são auto administradas, provocam algum tipo de prazer ou removem temporariamente sentimentos desagradáveis.
“O uso de drogas tem, para a maioria dos usuários, a finalidade de alterar a sua percepção da realidade e, por seus efeitos serem agradáveis e temporários, é necessário repetir constantemente as doses, o que transforma a situação num círculo vicioso de difícil interrupção”, diz.
Não existem regras rígidas e seguras para lidar com seres humanos. O que se pode fazer é testar diversas alternativas para ajudar o paciente a se recuperar, restaurar e manter o equilíbrio familiar.
“Nenhum modelo de educação, relação conjugal e familiar ou intervenção profissional é infalível e eficaz para todos os casos. A família precisa ampliar seu conhecimento, adotar novos comportamentos, procurar agir de acordo com seus recursos, aceitar e respeitar os seus limites, aprender a administrar seus sentimentos, suportar as frustrações quando os resultados não correspondem às expectativas e manter a consciência em paz”, finaliza.
SERVIÇO
Palestra Gratuita
Dia 30 de Abril, das 20 às 21h30
Curso Quem eu amo usa drogas. E agora?
De 7 de Maio a 23 de julho, das 20h às 21h30 - aulas semanais (segundas-feiras)
CCLI - Avenida da Luz, 3421 - Jardim Alto Rio Preto
(17) 3212.7956
Informações para a imprensa
Guimarães Comunicação
www.guimaraescomunicacao.com.br
Alcoolismo e doenças do fígado
Definitivamente o alcoolismo não é um assunto fácil. Seja pra quem passa pelo problema, pra quem acompanha uma pessoa próxima que exagera no consumo do álcool ou mesmo para abordar o assunto num programa de televisão. Talvez por ser um fato tão próximo e comum... Quem de nós não toma pelo menos duas cervejas por semana???
Pois é, mas o brasileiro está bebendo demais! Dados do Ministério da Saúde informam que um em cada quatro homens brasileiros abusa de bebidas alcoólicas, segundo uma pesquisa divulgada na último dia 10. Nos 30 dias monitorados pelo levantamento, 26,2% das pessoas disse ter ultrapassado a marca estipulada. Os números foram apresentados na edição de 2011 da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que avalia a saúde do brasileiro (www.alcoolismo.com.br).
O Parcerias do Bem da semana, que tem o inédito no sábado (21/04), às 11h30, aborda o tema "Alcoolismo e doenças do fígado", com a participação da psicóloga Mara Lúcia Madureira, especialista em dependência química pela UNIFESP, e do gastroenterologista Edison Roberto Parise, do Hospital Sírio Libanês e professor na UNIFESP, um dos maiores especialistas em fígado do País.
Para a elaboração do programa fiz um breve "Fala Povo"(entrevistas com pessoas na rua) na Represa Municipal num domingo à noite. Confesso que fiquei um pouco surpresa com naturalidade com que todo mundo trata o assunto beber. Confesso também que, depois de tanto pensar no assunto (pelo menos umas duas semana na produção...), estou mais cuidadosa com "as cervejinhas" que tomo durante a semana.
Minha intenção com o programa é que sirva como uma alerta: tanto para a dependência química, assunto muito bem explicado pela Mara Lúcia, como para os problemas que o alcoolismo causa no fígado. A entrevista com Edison Parise foi feita justamente na época do falecimento Sócrates, ex-jogador do Corinthians.
Na dúvida, se informe e procure um especialista. São muitas as perdas e danos causados pelo alcoolismo.
Pois é, mas o brasileiro está bebendo demais! Dados do Ministério da Saúde informam que um em cada quatro homens brasileiros abusa de bebidas alcoólicas, segundo uma pesquisa divulgada na último dia 10. Nos 30 dias monitorados pelo levantamento, 26,2% das pessoas disse ter ultrapassado a marca estipulada. Os números foram apresentados na edição de 2011 da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que avalia a saúde do brasileiro (www.alcoolismo.com.br).
O Parcerias do Bem da semana, que tem o inédito no sábado (21/04), às 11h30, aborda o tema "Alcoolismo e doenças do fígado", com a participação da psicóloga Mara Lúcia Madureira, especialista em dependência química pela UNIFESP, e do gastroenterologista Edison Roberto Parise, do Hospital Sírio Libanês e professor na UNIFESP, um dos maiores especialistas em fígado do País.
Para a elaboração do programa fiz um breve "Fala Povo"(entrevistas com pessoas na rua) na Represa Municipal num domingo à noite. Confesso que fiquei um pouco surpresa com naturalidade com que todo mundo trata o assunto beber. Confesso também que, depois de tanto pensar no assunto (pelo menos umas duas semana na produção...), estou mais cuidadosa com "as cervejinhas" que tomo durante a semana.
Minha intenção com o programa é que sirva como uma alerta: tanto para a dependência química, assunto muito bem explicado pela Mara Lúcia, como para os problemas que o alcoolismo causa no fígado. A entrevista com Edison Parise foi feita justamente na época do falecimento Sócrates, ex-jogador do Corinthians.
Na dúvida, se informe e procure um especialista. São muitas as perdas e danos causados pelo alcoolismo.
quarta-feira, abril 04, 2012
Parcerias do Bem "Sustentabilidade Empresarial na Prática"
Veicula a partir de amanhã (05/04), às 23h, pela RPTV (Canal 30 da Net), programa "Sustentabilidade empresarial na prática", segundo programa sobre Empreendedorismo Sustentável. Nele, Maurício Bellodi, presidente da Acirp, e Marcos Apóstolo, contabilista e consultor de negócios, ressaltam que uma das características marcantes do empresário rio-pretense é a credibilidade; e relembramos com Paulo Sader, diretor de sustentabilidade da Acirp, como o conceito pode ser aplicado no mundo corporativo.
O programa mostra empresas que investem em negócios que tem o conceito da sustentabilidade como princípio. Reciclar e reutilizar de forma criativa aquela peça antiga ou o jeans que você tanto gosta, com possibilidade dela ficar com cara de roupa nova. Esta é a proposta da Restaura Jeans. Em Rio Preto, a franquia é comanda por Tânis e Patrícia Sarkis . Além da economia financeira, a reutilização de peças faz com que sejam economizados recursos naturais, como água e energia elétrica. A Restaura Jeans abriu suas portas em 1991, na cidade de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e atualmente tem mais de 200 lojas espalhadas pelo país.
Outro exemplo de sustentabilidade na prática: há mais de cinco anos a empresária Adriana Neves desenvolve na Conebel o projeto Recicle Conebel. A proposta começou com a intenção de melhorar o espaço interno e proporcionar aos filhos dos funcionários, auxílio com o material escolar. O projeto deu tão certo que hoje todos participam, desde a coleta de materiais até a montagem dos kits escolares. Implantado em 2007, o Recicle Conebel é baseado na coleta de plásticos, vidros, metal, papelão e óleo queimado. Os produtos são recolhidos na própria empresa, que trabalha com revenda de bebidas, e depois vendidos.
A renda vai para uma conta própria do projeto que é administrada por um comitê composto pelos funcionários Fernando Zanon, Heide Casagrande e Marcelo Novas. No início do ano, os kits escolares são montados e entregues para filhos de funcionários matriculados, com idade até 18 anos. Este ano foram entregues 190 kits.
Vale a pena. Não percam.
Reprises: Sab/11h30, Dom/17h30, Seg/23h e Qua/13h30.
domingo, março 18, 2012
Malu Rodrigues Visita: Hoje a meninada faz jornalismo sonhando com TV. ...
Malu, acho que você está fazendo uma trajetória de vida muito bonita, tanto profissional, quanto pessoal. As suas indagações qto a escrever, isso me lembra Clarice Lispector: "Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever". Eu acrescento mais, coisa típica de jornalista: enquanto eu tiver perguntas, continuarei trabalhando na área. E é muita pretensão achar que algum dia acabarão nossas dúvidas e questionamentos.... Não importa se é comunicação escrita, televisionada ou digital, tudo é expressão, de sentimentos, de vontades e de sonhos. Que os seus sonhos se realizem. Sucesso. Soraya
sexta-feira, fevereiro 03, 2012
Parcerias do Bem - Humanização na medicina
Na pauta a relação médico-paciente, formação e atendimento do médico, residência médica e outros tópicos. Para discutir o tema três médicos conceituados: Raul Cutait, cirurgião do Hospital Sírio Libanês e professor da UNIFESP; João Roberto Antônio, ex-presidente da SBD e da RADESP, professor da Famerp e dermatologista da Clínica Pelle; e Miguel Zerati Filho diretor da SBU, professor da Funfarme e urologista do IUN.
quarta-feira, fevereiro 01, 2012
Humanização na medicina
Quinta(02/02), às 23h, tem programa inédito do Parcerias do Bem. Na pauta a relação médico-paciente, formação e atendimento do médico, residência médica e outros tópicos. Para discutir o tema três médicos conceituados: Raul Cutait, cirurgião do Hospital Sírio Libanês e professor da UNIFESP; João Roberto Antônio, ex-presidente da SBD e da SBD/SP, professor da Famerp e dermatologista da Clínica Pelle; e Miguel Zerati Filho diretor da SBU, professor da Funfarme e urologista do IUN.
O renomado cirurgião Raul Cutait foi recentemente o entrevistado das páginas amarelas da revista Veja (edição de 25/01), onde ressaltou as mudanças significativas que estão ocorrendo na relação do médico com o paciente, e defende que deve prevalecer, depois de analisadas todas as possibilidades, a vontade do paciente. Ele deixa bem claro na entrevista, bem como na gravação ao programa, a "humanização do médico" e a necessidade de um maior entendimento do paciente.
Os médicos João Roberto Antônio e Miguel Zerati Filho, ambos rio-pretenses, também endossam o ponto de vista defendido por Cutait e enriquecem o programa com suas vivências profissionais.
O programa ficou muito bom!! Adorei conversar com os três, inteligentes, competentes e antenados.
O renomado cirurgião Raul Cutait foi recentemente o entrevistado das páginas amarelas da revista Veja (edição de 25/01), onde ressaltou as mudanças significativas que estão ocorrendo na relação do médico com o paciente, e defende que deve prevalecer, depois de analisadas todas as possibilidades, a vontade do paciente. Ele deixa bem claro na entrevista, bem como na gravação ao programa, a "humanização do médico" e a necessidade de um maior entendimento do paciente.
Os médicos João Roberto Antônio e Miguel Zerati Filho, ambos rio-pretenses, também endossam o ponto de vista defendido por Cutait e enriquecem o programa com suas vivências profissionais.
O programa ficou muito bom!! Adorei conversar com os três, inteligentes, competentes e antenados.
segunda-feira, janeiro 16, 2012
Programa Personalidades - João Roberto Antônio
Personalidades_Joao Roberto por RPTV30 no Videolog.tv.
Com mais de 90% de aprovação dos associados, o renomado dermatologista João Roberto Antônio, titular da Clínica Pelle, foi eleito presidente da SBD-RESP (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo) em 2009; e em 2006, foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), quando trouxe para São José do Rio Preto o maior evento de dermatologia da América Latina. Seu braço direito na Clínica Pelle, é seu filho, também conceituado dermatologista, Carlos Roberto Antônio.
A bela trajetória de vida do rio-pretense João Roberto tem início quando seu pai, o imigrante libanês José Felipe sai de Catanduva, em 1940, para tentar a sorte em outras terras, e funda nesta cidade o Laticínios Rio Preto Ltda. Conheça mais da história deste médico, que começou há 45 anos, na faculdade mais cobiçada do Brasil na época: a Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.
terça-feira, janeiro 10, 2012
sexta-feira, janeiro 06, 2012
Assinar:
Postagens (Atom)