segunda-feira, agosto 27, 2012

Entrevista Mara Lúcia Madureira - Pensar é preciso




Pensar é preciso. E ler também. Segundo dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, em reportagem feita pelo G1 (28/03/2012), "os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na rede de computadores por diversão". Em Rio Preto, a livraria Empório Cultural acaba de montar o Clube do Livro, um projeto que envolve várias atividades, entre elas, Grupos de Estudos semanais, cafés filosóficos e descontos para participantes. Quatro profissionais encabeçam as primeiras reuniões que começam na próxima segunda, 27 de agosto: a psicóloga cognitivo-comportamental Mara Lúcia Madureira, a jornalista Cecília Dionizio, a professora, escritora e coordenadora de leituras da Casa das Flores, Lucila Papacosta Conte, e a professora e fotógrafa, Simone Marques. Acompanhe entrevista com Mara Lúcia sobre o hábito de leitura e a dificuldade das pessoas incorporarem comportamentos mais "pensantes".

Parcerias do Bem - Dá trabalho pensar?
Mara Lúcia Madureira - O pensamento, o aprendizado e a memória são processos complexos que envolvem aspectos biológicos, psicológicos e ambientais. As células nervosas, chamadas neurônios, formam constantemente novas conexões e modelam seus processos bioquímicos influenciadas por fatores genéticos, psicológicos e pelos desafios do ambiente. Quanto mais tempo de exposição a atividades enriquecedoras, maior a chance de aprender novas habilidades cognitivas e aprimorar as já existentes. Pensar não dá trabalho dá prazer e acrescenta novos valores à vida!

PB - Quais atividades intelectuais são fundamentais para o ser humano desenvolver comportamentos mais inteligentes?
Mara Lúcia - A aquisição de conhecimentos e habilidades através da observação, leitura, instrução de outras pessoas, estudos, pensamentos e exposição a novas e diferentes situações são fundamentais para enriquecer os arquivos mentais e a inteligência de um sujeito.

PB - Como adquirir o hábito de leitura e/ou desenvolve-lo em crianças?
Mara Lúcia - O hábito e o gosto pela leitura podem ser desenvolvidos na infância através de modelos de adultos que leem na presença de crianças, servindo-lhes de exemplo a ser seguido. O interesse de crianças pela leitura também pode ser estimulado por adultos que as encorajam a olhar as ilustrações de livros infantis, a ler histórias para ninar, interagir com livros e histórias e associar as imagens às frases do texto.

PB - Assim como a leitura, quais outros hábitos ou atitudes são capazes de estabelecer novas conexões e/ou aprimorar nossas interpretações da vida?
Mara Lúcia - Exercícios físicos, alimentação balanceada, sono de qualidade, lazer e cuidados com a saúde beneficiam as funções cerebrais, auxiliam na organização da vida e promovem a elevação da autoestima. A fé é outra função suprema dos processos cognitivos. Pessoas que creem e praticam alguma forma de espiritualidade adoecem menos, se recuperam mais rápido dos efeitos negativos de situações adversas e são mais felizes de modo geral.

Nenhum comentário: