"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original", Albert Einstein
quinta-feira, dezembro 27, 2012
Nova Era Fiscal
A grande sofisticação e evolução da inteligência fiscal brasileira tem exigido mudança cultural e nova postura dos empreendedores. Além de não dar mais espaço para o chamado "jeitinho brasileiro, a atual Era Fiscal tem exigido dos contribuintes excelência máxima nas prestações de contas, qualidade e consistência nos dados apresentados e profissionalização das empresas", pontua o contabilista Matheus Velani, da Velani Contabilidade, uma das empresas integrantes do PQEC - Programa de Qualidade das Empresas Contábeis, desenvolvido pelo Sescon/SP e Aescon/SP. Em Rio Preto e na região mais sete empresas participam do programa: Augusto Contabilidade, Contep, São Judas Contabilidade, Reunidos Contabilidade, São Francisco Contabilidade, Nova Aliança e Escritório Contábil Mazocato. Acompanhe entrevista com o empresário a respeito do SPED Fiscal, o novo Sistema Público de Escrituração Digital.
Parcerias do Bem - Quais as grandes mudanças ocasionadas pelo SPED?
Matheus Velani - O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) veio para revolucionar as práticas contábeis, tributárias, trabalhistas e administrativas das empresas. A prática comum era que o empresário enviava a “movimentação fiscal” para o contador, e o mesmo transmitia aos fiscos, em formulários específicos tais informações globais contidas nos documentos fiscais. Tal prática foi substituída pelo SPED, incluindo o setor administrativo da empresa na geração das informações de compras e vendas, investimentos em imobilizado, depreciação, cadastros de produtos, tributação, etc. E o papel do contador está na preparação dessas informações, na conferência, na transmissão ao fisco, assessoria e acompanhamento do processo. Cada obrigação do SPED pode gerar R$ 5 mil de multas por irregularidades ou falta de transmissão.
PB - Quando e como passa a vigorar, e como as empresas devem se preparar?
Matheus - Várias empresas já estão com a obrigatoriedade da entrega do SPED. Consulte seu contador para saber se a sua empresa já está na relação das atividades obrigatórias. Lembrando que o SPED engloba vários projetos como: escrituração fiscal digital ICMS/IPI; escrituração fiscal digital PIS/COFINS; escrituração contábil digital; E-Lalur; FCONT, dentre outros.
PB - O que devem fazer os empresários hoje em dia pra acompanhar as rápidas mudanças tributárias e tecnológicas?
Matheus - Primeiramente conversar com seu contador sobre as exigências dessas novas obrigações. Sem o contador, é impossível a empresa se adequar, pois não são apenas mudanças de procedimentos e cadastros, mas de todo um histórico da empresa, treinamento da equipe, e atualização do cadastro tributário dos produtos.
PB - Qual o papel da empresa contábil atualmente junto a área empresarial?
Matheus - Devido ao alto custo de se manter um bureau contábil próprio, as empresas tendem a terceirizar esse serviço com empresas de gestão contábil (antigos escritórios contábeis). Essas gestoras de contabilidade são generalistas e também especializadas em algumas atividades. Deve o empresário pesquisar e escolher aquela empresa contábil que mais se adequar às suas necessidades, levando em consideração o conhecimento, estrutura para atendimento, entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário