quinta-feira, dezembro 27, 2012

Pele bonita e saudável




A dermatologia, assim como a medicina no geral, teve nas últimas décadas um grande crescimento, incorporando novas tecnologias que proporcionam uma gama enorme de tratamentos para quem quer ter uma pele mais bonita e saudável. A prevenção do envelhecimento e o rejuvenescimento são hoje muito procurados, e com as técnicas disponíveis são possíveis «verdadeiros milagres», que além de deixarem as pessoas mais bonitas, melhoram a autoestima e a socialização. Além da questão estética, a tecnologia também tem inovado no tratamento de diversas dermatoses, como a psoríase. Acompanhe entrevista com as dermatologistas Eurídes Pozetti, professora da Famerp, e Ellen Bertoldi Pozetti, ex-colaboradora do Departamento de Cosmiatria do Hospital das Clínicas/USP, sobre o que existe de mais atual na área.

Prevenção do envelhecimento e rejuvenescimento da pele

O uso de filtro solar é obrigatório, que não só previne o envelhecimento precoce da pele, mas também ajuda na proteção de alguns cânceres de pele. Segundo Ellen Bertoldi Pozzetti, neste item é fundamental a importância de hábitos de vida saudáveis como a ingestão de água, prática de esporte, boa alimentação e evitar vícios. Podem ser utilizados inúmeros tipos de cremes, "sendo que se destacam os que contém ácido retinóico e seus derivados e antioxidantes, como vitamina C. Além disso, hoje em dia, está crescendo o uso de medicações via oral, os nutracêuticos, com antioxidantes, que atuam na preservação e firmeza da pele", explica a dermatologista.

Todos estes tratamentos costumam ter efeito a longo prazo, e aliadas a eles, existem várias técnicas tanto para prevenção do envelhecimento da pele, quanto para o rejuvenescimento da mesma. A primeira delas é a aplicação de toxina botulínica logo que as rugas começam a se definir, para que no futuro elas demorem mais a se estabelecer. Ellen observa que a toxina pode ser aplicada no terço superior e inferior da face, além dos músculos do pescoço, sempre com a intenção de deixar o paciente bem,mas mantendo suas expressões faciais, sem deixar artificial. "Há também a aplicação de preenchedores na face, em pontos estratégicos, com a finalidade de dar mais leveza ao rosto. Existem vários tipos de preenchedores, porém o de maior uso e segurança na atualidade é o ácido hialurônico". Juntamente com estas técnicas, a aplicação de laser e luz pulsada pode ser muito útil para melhorar o aspecto e dar mais viço à pele, além de promover o aumento do colágeno e eliminar algumas rugas finas. Dentro os lasers, merece destaque hoje o laser de CO2 fracionado, excelente ferramenta contra rugas, manchas e marcas na pele.

Tecnologia e tratamento de doenças de pele

A fototerapia aparece como uma nova e potente aliada no tratamento de doenças de pele como vitiligo, psoríase, linfomas cutâneos, eczemas crônicos e outras. A tecnologia envolve o uso de luz na forma de radiação ultravioleta para tratar doenças inflamatórias crônicas da pele. "Pode ser utilizada radiação ultravioleta A ou B e as aplicações são feitas em câmaras de luz ou em pequenos aparelhos, de acordo com a área a ser tratada.

As principais doenças que podem ser tratadas com esta técnica são psoríase, vitiligo, linfomas cutâneos e dermatite atópica e de contato, entre outras", comenta Eurídes Pozetti. A fototerapia pode ser utilizada em conjunto com outras medicações tanto tópicas como por via oral, se houver indicação clínica, o que muitas vezes proporciona resposta mais rápida ao tratamento.

A terapia fotodinâmica também envolve a aplicação de luz para tratar doenças de pele, mas não é a luz ultravioleta da fototerapia. "Os nomes das 2 técnicas são parecidos, mas são processos totalmente diferentes. A terapia fotodinâmica trata algumas lesões tumorais e pré- tumorais superficiais da pele. Consiste na aplicação tópica (na pele) de um medicamento e, após, expor o local a uma fonte de luz ( geralmente azul ou vermelha); isso gera a formação de um tipo de oxigênio, conhecido como singlet , que destrói as células cancerosas", explica Eurídes. Entre essas lesões tumorais está principalmente um tipo de câncer de pele conhecido como carcinoma basocelular superficial, e também um outro tipo conhecido com doença de Bowen. Entre as lesões pré-malignas estão as queratoses actínicas, todos quadros relacionados, principalmente com a exposição solar crônica.

Nenhum comentário: