quinta-feira, abril 19, 2012

Alcoolismo e doenças do fígado

Definitivamente o alcoolismo não é um assunto fácil. Seja pra quem passa pelo problema, pra quem acompanha uma pessoa próxima que exagera no consumo do álcool ou mesmo para abordar o assunto num programa de televisão. Talvez por ser um fato tão próximo e comum... Quem de nós não toma pelo menos duas cervejas por semana???

Pois é, mas o brasileiro está bebendo demais! Dados do Ministério da Saúde informam que um em cada quatro homens brasileiros abusa de bebidas alcoólicas, segundo uma pesquisa divulgada na último dia 10. Nos 30 dias monitorados pelo levantamento, 26,2% das pessoas disse ter ultrapassado a marca estipulada. Os números foram apresentados na edição de 2011 da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que avalia a saúde do brasileiro (www.alcoolismo.com.br).

O Parcerias do Bem da semana, que tem o inédito no sábado (21/04), às 11h30, aborda o tema "Alcoolismo e doenças do fígado", com a participação da psicóloga Mara Lúcia Madureira, especialista em dependência química pela UNIFESP, e do gastroenterologista Edison Roberto Parise, do Hospital Sírio Libanês e professor na UNIFESP, um dos maiores especialistas em fígado do País.
Para a elaboração do programa fiz um breve "Fala Povo"(entrevistas com pessoas na rua) na Represa Municipal num domingo à noite. Confesso que fiquei um pouco surpresa com naturalidade com que todo mundo trata o assunto beber. Confesso também que, depois de tanto pensar no assunto (pelo menos umas duas semana na produção...), estou mais cuidadosa com "as cervejinhas" que tomo durante a semana.

Minha intenção com o programa é que sirva como uma alerta: tanto para a dependência química, assunto muito bem explicado pela Mara Lúcia, como para os problemas que o alcoolismo causa no fígado. A entrevista com Edison Parise foi feita justamente na época do falecimento Sócrates, ex-jogador do Corinthians.

Na dúvida, se informe e procure um especialista. São muitas as perdas e danos causados pelo alcoolismo.

Nenhum comentário: