sábado, setembro 22, 2012

Referência contábil


A Itamaraty Contabilidade completou 30 anos de existência, e é hoje a única empresa contábil no interior do estado de São Paulo associada a Rede Nacional de Contabilidade (RNC). Por conta disso, adota várias normas gerenciais que garantem mais qualidade no atendimento e nos serviços, transformando a empresa em referência no setor. Ao mesmo tempo, o avanço da tecnologia tem revolucionado o gerenciamento e funcionamento das empresas contábeis exigindo novas posturas e atitudes no segmento. Acompanhe entrevista com Marcos Apóstolo, sócio-proprietário da Itamaraty Contabilidade, sobre o assunto.

Parcerias do Bem - A Itamaraty Contabilidade é hoje uma das principais empresas do setor na cidade e no Estado. Quais as estratégias implantadas que justificam o sucesso?

Marcos Apóstolo - A Itamaraty Contabilidade acabou de completar 30 anos de existência. Acredito que nossa solidez e confiabilidade empresarial é resultado de uma somatória de processos e estratégias implementadas ao longo dessa trajetória. Somos a única empresa contábil do interior do estado de São Paulo associada a Rede Nacional de Contabilidade (RNC), e por conta disso, adotamos e seguimos várias normas gerenciais que garantem qualidade no atendimento e nos serviços, transformando a Itamaraty em referência no segmento. Aprimoramento, aperfeiçoamento e atualização tecnológica constantes também são ferramentas imprescindíveis hoje em dia. Além disso, investimos em comunicação e na nossa rede de relacionamento. O processo de marketing requer que as empresas tenham uma postura proativa, estruturando os processos internos com base nas tendências, necessidades e expectativas dos clientes. Temos foco de atuação direcionado para nosso público/cliente gerando mais satisfação e agregando valor nos serviços prestados.

MA - Sim, aliás, o marketing do profissional liberal via de regra é diferente, pois tem sempre um órgão regulador, que são os conselhos. Estes, por sinal, precisam ser revistos pois
trabalham com leis e regulamentações de 60 anos atrás, e nesse período, muita coisa mudou. O marketing contábil tem que ser embasado em confiabilidade, comunicação dirigida e qualidade de serviços.

PB - Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas contábeis na atualidade?

MA - São várias, mas as maiores são: penalidades, multas altíssimas e em certos casos confiscatórias, aumentando a nossa responsabilidade e chegando ao ponto de não ser interessante atender certas atividades. O atual modelo empresarial, do Fisco, e o melhoramento da aparelhagem fiscal, onde ninguém mais escapa das sonegações. O empresário parece que não acreditar nisso. Muitas vezes orientamos e não somos ouvidos. Outro fator preocupante é a legislação, que muda diariamente. Tem gente legislando sem ter a menor noção de que é impossível cumprir aquilo que está escrito. E os altos custos de funcionários e escassez de mão de obra no setor. A profissão perdeu o "glamour" e muitos jovens preferem investir em outras profissões.

PB - Com o avanço tecnológico, qual o futuro do empresário contábil?

MA - A tecnologia avança numa velocidade difícil de ser acompanhada e o contabilista precisa estar preparado e adaptar-se a essa realidade. Com tanta tecnologia à disposição, os números são mais corretos e os erros tornam-se mínimos. Um exemplo fácil é o Sped Contábil, que marca o fim da era do contador guarda-livros, em que o profissional executava uma função operacional. Com uma boa estratégia formulada, o contador hoje pode aprimorar sua atuação, obter mais conhecimento e ganhar novos clientes. Se compararmos os procedimentos de 10 anos atrás com os atuais, veremos que a contabilidade adota uma função consultiva, auxiliando os empresários a especificarem suas necessidades antecipadamente, e isto é decisivo para uma gestão empresarial.

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