sábado, outubro 06, 2012

Voto consciente


Neste domingo, 07 de outubro, exercemos mais uma vez o direito de votar, de escolher prefeitos e vereadores em todo País. Numa eleição elegemos representantes, e no geral, reclamamos deles depois. Também pudera, o colégio eleitoral de Rio Preto, por exemplo, chegou a 302.474 eleitores, distribuídos em várias classes sociais e diferentes níveis de escolaridade. Difícil representar, e agradar, essa considerável diversidade cultural e social. Mas e aí, estamos aprendendo a votar de forma mais consciente? Quem responde essas e outras questões sobre política e eleições é o sociólogo Luciano Alvarenga.


Parcerias do Bem - O que é voto consciente?

Luciano Alvarenga - É o voto como expressão de uma causa, de uma demanda, de uma desejo coletivo de mudança. Por exemplo: se sou ligado a causa ambiental meu voto deve necessariamente ser em candidatos que defendem essa causa. É o voto em pessoas realmente comprometidas com uma cidade melhor.

PB - Como o cidadão deve analisar as pesquisas eleitorais de intenção de votos e os "achismos"/opiniões sobre os resultados das eleições?

Luciano - As pesquisas eleitorais não são confiáveis. Os institutos de pesquisas geralmente fazem pesquisa a pedido dos candidatos e só trazem as informações que melhoram a imagem do candidato que contratou a pesquisa. E quando as pesquisas são contratadas por veículos de mídia e imprensa, precisamos ficar atentos por que essa mesma imprensa pode estar apoiando algum candidato, geralmente eles apoiam alguém, e nesse sentido as pesquisas serão feitas de tal maneira que o candidato apoiado pela TV ou jornal apareça melhor do que realmente é. Pode perceber que não é incomum quando o veiculo de mídia contrata pesquisa eles darem muita visibilidade na mídia ao resultado da pesquisa. Isso pode ser campanha subliminar a algum candidato.

PB - Com a nova estratificação social do País, quem está promovendo as mudanças culturais e sociais na atualidade?

Luciano - As principais mudanças que estão ocorrendo no País do ponto de vista social e cultural vem da periferia. Em Rio Preto podemos dizer que quem comanda as maiores mudanças culturais e sociais na cidade é a Região Norte, Vila Toninho, São Francisco e bairros mais distantes. A verdade é que a classe média, moradora das regiões centrais e condomínios, não é mais a vanguarda da sociedade e perderam a conexão com os novos tempos que emergem.

PB - Você acredita que o eleitor brasileiro está mais politizado?

Luciano - Mais politizado não posso afirmar, mas certamente muito menos ingênuo.

Nenhum comentário: