quinta-feira, dezembro 27, 2012

Iniciativa e talento


Marcelo Lopes é hoje um dos artistas plásticos rio-pretenses que mais produz e participa de eventos da área, assim como Maria Helena Curti, Eliara Bevilacqua, Orlando Fuzinelli, Daniel Firmino, Rodrigo Silva, Norma Vilar, entre outros. Felizmente, Rio Preto tem um produção artística muito boa e renomada, começando com o primitivsta José Antônio Silva. Dentro do estilo contemporâneo, Marcelo acredita que ter sucesso de público e crítica se resume em "dar a cara a tapa" e ter real noção da responsabilidade do que se está desenvolvendo. Conheça um pouco mais sobre o artista.

Parcerias do Bem - Como podemos definir artes na pós-modernidade, e o que é sucesso de público e de "crítica"?
Marcelo Lopes - O pós-modernismo é definido como características de natureza sócio-cultural e estética, que marcam o capitalismo da era contemporânea, o que no campo estético significou o fim de uma tradição de mudança e ruptura, o apagamento da fronteira entre alta cultura e da cultura de massa e a prática da apropriação e da citação de obras do passado. Esta expressão pode designar todas as profundas modificações que se desenrolam nas esferas artísticas, cultural e social dos anos 50 até os dias atuais. Gosto muito do modo como vem se desenvolvendo. O sucesso de público e crítica se resume em "dar a cara a tapa" cada vez que eu estiver trabalhando em um projeto e souber o "peso" que terá. Fico louco! Na maioria das vezes, tenho êxito, mas trabalho muito a minha cabeça para filtrar o que devo e o que não devo fazer para melhorar. Tenho um segredo, que não vai ser mais segredo: dou ouvido ao que vale realmente a pena!

PB - Como você começou sua carreira artística e qual sua principal técnica (fase) atualmente?
Marcelo - Comecei a minha carreira "brincando" de aulas de pintura, fui entrando em contato com artistas que eu admirava,e com pessoas que me ajudaram a chegar mais perto do que eu nem sabia que tinha condições de alcançar. Depois de uma exposição no Rio Preto Automóvel Clube, onde vendi 16 telas para um colecionador, dei-me conta de que ou ele era louco ou eu tinha mesmo que seguir essa profissão... Resolvi estudar e ainda estudo muito. Acho que estou um pouco depois do começo.

PB - Fale a respeito do trabalho social que desenvolve no seu ateliê.
Marcelo - Desde a faculdade sempre me interessei pela inclusão social, mas a partir do momento em que comecei a ter pessoas especiais como alunos foi que descobri o quanto isso vale a pena. Com toda a experiência de ter um aluno e ministrar aulas para especiais e melhor idade, tive que descobrir muita coisa sozinho, e também conto a ajuda da minha esposa que é terapeuta ocupacional e atua nesta área. Tenho turmas ótimas e me sinto super satisfeitos com eles.

PB - Temos vários artistas plásticos renomados em Rio Preto, desde o Silva (José Antônio da Silva) a artistas atuais. Quem são suas referências nas artes plásticas?
Marcelo - Tenho admiração por vários artistas. Citando os rio-pretenses, não posso deixar de mencionar os irmãos Malagoli, Antônio Portella, Alcides Rozani, Caio Carvalho e os atuais, como Valdenir do Bonfim e Sebastião Rodrigues. Gosto também dos primitivistas, como Orlando Fuzineli e Daniel Firmino

Nova Era Fiscal



A grande sofisticação e evolução da inteligência fiscal brasileira tem exigido mudança cultural e nova postura dos empreendedores. Além de não dar mais espaço para o chamado "jeitinho brasileiro, a atual Era Fiscal tem exigido dos contribuintes excelência máxima nas prestações de contas, qualidade e consistência nos dados apresentados e profissionalização das empresas", pontua o contabilista Matheus Velani, da Velani Contabilidade, uma das empresas integrantes do PQEC - Programa de Qualidade das Empresas Contábeis, desenvolvido pelo Sescon/SP e Aescon/SP. Em Rio Preto e na região mais sete empresas participam do programa: Augusto Contabilidade, Contep, São Judas Contabilidade, Reunidos Contabilidade, São Francisco Contabilidade, Nova Aliança e Escritório Contábil Mazocato. Acompanhe entrevista com o empresário a respeito do SPED Fiscal, o novo Sistema Público de Escrituração Digital.

Parcerias do Bem - Quais as grandes mudanças ocasionadas pelo SPED?
Matheus Velani - O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) veio para revolucionar as práticas contábeis, tributárias, trabalhistas e administrativas das empresas. A prática comum era que o empresário enviava a “movimentação fiscal” para o contador, e o mesmo transmitia aos fiscos, em formulários específicos tais informações globais contidas nos documentos fiscais. Tal prática foi substituída pelo SPED, incluindo o setor administrativo da empresa na geração das informações de compras e vendas, investimentos em imobilizado, depreciação, cadastros de produtos, tributação, etc. E o papel do contador está na preparação dessas informações, na conferência, na transmissão ao fisco, assessoria e acompanhamento do processo. Cada obrigação do SPED pode gerar R$ 5 mil de multas por irregularidades ou falta de transmissão.

PB - Quando e como passa a vigorar, e como as empresas devem se preparar?
Matheus - Várias empresas já estão com a obrigatoriedade da entrega do SPED. Consulte seu contador para saber se a sua empresa já está na relação das atividades obrigatórias. Lembrando que o SPED engloba vários projetos como: escrituração fiscal digital ICMS/IPI; escrituração fiscal digital PIS/COFINS; escrituração contábil digital; E-Lalur; FCONT, dentre outros.

PB - O que devem fazer os empresários hoje em dia pra acompanhar as rápidas mudanças tributárias e tecnológicas?
Matheus - Primeiramente conversar com seu contador sobre as exigências dessas novas obrigações. Sem o contador, é impossível a empresa se adequar, pois não são apenas mudanças de procedimentos e cadastros, mas de todo um histórico da empresa, treinamento da equipe, e atualização do cadastro tributário dos produtos.

PB - Qual o papel da empresa contábil atualmente junto a área empresarial?
Matheus - Devido ao alto custo de se manter um bureau contábil próprio, as empresas tendem a terceirizar esse serviço com empresas de gestão contábil (antigos escritórios contábeis). Essas gestoras de contabilidade são generalistas e também especializadas em algumas atividades. Deve o empresário pesquisar e escolher aquela empresa contábil que mais se adequar às suas necessidades, levando em consideração o conhecimento, estrutura para atendimento, entre outros.

Qualidade de ensino



Com a coordenação dos professores Fernando Jammal Soares de Almeida e Luiz Octavio Teixeira Stocco, o SEBCOC de Ribeirão Preto acaba de instalar seu pré-vestibular em Rio Preto. A instituição conquistou o 1.o lugar no Enem, pelo segundo ano consecutivo, e foi o vencedor da 54.a edição do Jabuti, prêmio 2012, na categoria Didático e Paradidático, com o livro Mundo Leitor – Linhas da Vida. Conhecido por ser uma grife no setor educacional, o Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, administra diversas escolas em vários estados, com experiência de 48 anos. A unidade de Rio Preto terá os seguintes cursos : Extensivo, Semi-integral, preparatório para o Enem e uma opção específica para quem busca vaga em Medicina - o Supermed 2013. Acompanhe entrevista com Luiz Octávio Teixeira Stocco, diretor da unidade Rio Preto.

Parcerias do Bem - O que significa para Rio Preto a implantação de uma unidade SEBCOC na cidade?
Luiz Octávio - Significa que os estudantes poderão fazer seu pré-vestibular em uma instituição de ensino que é campeã em aprovação. Os alunos terão ensino de qualidade, com professores experientes e metodologia diferenciada. O SEBCOC tem tradição, e está expandindo sua área de atuação para aumentar a integração entre as unidades próprias no eixo Rio Preto - Ribeirão Preto - Araçatuba.

PB - Quais os principais diferencias desta instituição de ensino?
Luiz Octávio - Temos alguns diferenciais, um dos que destaco é o Supermed (direcionado para quem busca uma vaga em medicina) com um tablet por aluno. Além das aulas no período matutino, teremos também para o Supermerd aulas das 13h30 às 15h30, de segunda a quinta-feira, com simulados todas as sextas-feiras. O SEBCOC oferece aos seus alunos, os melhores professores de Rio Preto e Ribeirão Preto, são profissionais que fazem parte de uma equipe especialista em aprovação. Os alunos contarão com completo apoio ao estudo por meio de permanente plantão de dúvidas, além dos revolucionários recursos tecnológicos, como lousa digital.

PB - O que faz uma instituição de ensino ser campeã em aprovação na prova do Enem?
Luiz Octávio - Acredito que a receita para esse sucesso seja manter uma perfeita harmonia entre os melhores professores, tecnologia de última geração e a tradição em aprovação que a instituição tem. Os alunos que contam com essa estrutura, certamente serão destaque no Enem.

PB - O SEBCOC está realizando um concurso de bolsas. Por que investir nesta ação e como participar?
Luiz Octávio - Investimos neste tipo de ação para estimular os bons alunos a obterem descontos especiais. Um exemplo claro é que, quem passar na primeira fase da Fuvest já terá 50% de desconto no extensivo, seja no período da manhã, tarde ou noite. Queremos mostrar para comunidade de São José do Rio Preto e região, que se pode oferecer um ensino de qualidade, com valores bem abaixo dos praticados no mercado, possibilitando que os jovens dessas famílias possam conquistar sua aprovação, sem onerar a família. Para participar basta se inscrever no site www.sebcoc.com.br e escolher o melhor dia para fazer seu concurso.

Corpo em equilíbrio



Pele bonita e saudável




A dermatologia, assim como a medicina no geral, teve nas últimas décadas um grande crescimento, incorporando novas tecnologias que proporcionam uma gama enorme de tratamentos para quem quer ter uma pele mais bonita e saudável. A prevenção do envelhecimento e o rejuvenescimento são hoje muito procurados, e com as técnicas disponíveis são possíveis «verdadeiros milagres», que além de deixarem as pessoas mais bonitas, melhoram a autoestima e a socialização. Além da questão estética, a tecnologia também tem inovado no tratamento de diversas dermatoses, como a psoríase. Acompanhe entrevista com as dermatologistas Eurídes Pozetti, professora da Famerp, e Ellen Bertoldi Pozetti, ex-colaboradora do Departamento de Cosmiatria do Hospital das Clínicas/USP, sobre o que existe de mais atual na área.

Prevenção do envelhecimento e rejuvenescimento da pele

O uso de filtro solar é obrigatório, que não só previne o envelhecimento precoce da pele, mas também ajuda na proteção de alguns cânceres de pele. Segundo Ellen Bertoldi Pozzetti, neste item é fundamental a importância de hábitos de vida saudáveis como a ingestão de água, prática de esporte, boa alimentação e evitar vícios. Podem ser utilizados inúmeros tipos de cremes, "sendo que se destacam os que contém ácido retinóico e seus derivados e antioxidantes, como vitamina C. Além disso, hoje em dia, está crescendo o uso de medicações via oral, os nutracêuticos, com antioxidantes, que atuam na preservação e firmeza da pele", explica a dermatologista.

Todos estes tratamentos costumam ter efeito a longo prazo, e aliadas a eles, existem várias técnicas tanto para prevenção do envelhecimento da pele, quanto para o rejuvenescimento da mesma. A primeira delas é a aplicação de toxina botulínica logo que as rugas começam a se definir, para que no futuro elas demorem mais a se estabelecer. Ellen observa que a toxina pode ser aplicada no terço superior e inferior da face, além dos músculos do pescoço, sempre com a intenção de deixar o paciente bem,mas mantendo suas expressões faciais, sem deixar artificial. "Há também a aplicação de preenchedores na face, em pontos estratégicos, com a finalidade de dar mais leveza ao rosto. Existem vários tipos de preenchedores, porém o de maior uso e segurança na atualidade é o ácido hialurônico". Juntamente com estas técnicas, a aplicação de laser e luz pulsada pode ser muito útil para melhorar o aspecto e dar mais viço à pele, além de promover o aumento do colágeno e eliminar algumas rugas finas. Dentro os lasers, merece destaque hoje o laser de CO2 fracionado, excelente ferramenta contra rugas, manchas e marcas na pele.

Tecnologia e tratamento de doenças de pele

A fototerapia aparece como uma nova e potente aliada no tratamento de doenças de pele como vitiligo, psoríase, linfomas cutâneos, eczemas crônicos e outras. A tecnologia envolve o uso de luz na forma de radiação ultravioleta para tratar doenças inflamatórias crônicas da pele. "Pode ser utilizada radiação ultravioleta A ou B e as aplicações são feitas em câmaras de luz ou em pequenos aparelhos, de acordo com a área a ser tratada.

As principais doenças que podem ser tratadas com esta técnica são psoríase, vitiligo, linfomas cutâneos e dermatite atópica e de contato, entre outras", comenta Eurídes Pozetti. A fototerapia pode ser utilizada em conjunto com outras medicações tanto tópicas como por via oral, se houver indicação clínica, o que muitas vezes proporciona resposta mais rápida ao tratamento.

A terapia fotodinâmica também envolve a aplicação de luz para tratar doenças de pele, mas não é a luz ultravioleta da fototerapia. "Os nomes das 2 técnicas são parecidos, mas são processos totalmente diferentes. A terapia fotodinâmica trata algumas lesões tumorais e pré- tumorais superficiais da pele. Consiste na aplicação tópica (na pele) de um medicamento e, após, expor o local a uma fonte de luz ( geralmente azul ou vermelha); isso gera a formação de um tipo de oxigênio, conhecido como singlet , que destrói as células cancerosas", explica Eurídes. Entre essas lesões tumorais está principalmente um tipo de câncer de pele conhecido como carcinoma basocelular superficial, e também um outro tipo conhecido com doença de Bowen. Entre as lesões pré-malignas estão as queratoses actínicas, todos quadros relacionados, principalmente com a exposição solar crônica.