sábado, setembro 22, 2012

Impressionismo: Paris e a Modernidade

Impressionismo: Paris e a Modernidade, que trouxe 85 obras do acervo do Museu d'Orsay para o Brasil, não é uma exposição grandiosa só pela importância dos quadros, que colocam à disposição do público a oportunidade de contemplar uma época tão expressiva da arte do século XIX, ou pelo investimento para sua realização do projeto que está na ordem de R$ 10,9 milhões. Números expressivos têm aparecido em forma de recordes de visitação: a exposição já alcançou 200 mil visitantes em São Paulo. Fenômeno de público e crítica, a exposição ganhou destaque no discurso da presidente Dilma Rossef na posse de Martha Suplicy ao Ministério da Cultura, “as grandes filas que têm se formado para visitar algumas exposições recentes, como a do Caravaggio e a dos pintores impressionistas, demonstram que boas iniciativas, desde que bem organizadas, empolgam e atraem os brasileiros de todas camadas sociais, que dão vida e relevância aos museus.” Pois é!!!!

BoomRiopretoDesign


O BoomRiopretoDesign chega à sua quarta edição em 2012, com importantes palestras no dia 27 deste mês, no Riopreto Shopping Center. Além das palestras, o fórum internacional de arquitetura, design e arte também será marcado por uma exposição, a partir do dia 15, que reúne projetos e peças criadas pelos profissionais convidados da edição. O grande destaque do evento é a presença do arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, um dos responsáveis por dar identidade e projeção ao design brasileiro. Ele será homenageado pela organização do evento e participa de um breve bate papo com a platéia.

Referência contábil


A Itamaraty Contabilidade completou 30 anos de existência, e é hoje a única empresa contábil no interior do estado de São Paulo associada a Rede Nacional de Contabilidade (RNC). Por conta disso, adota várias normas gerenciais que garantem mais qualidade no atendimento e nos serviços, transformando a empresa em referência no setor. Ao mesmo tempo, o avanço da tecnologia tem revolucionado o gerenciamento e funcionamento das empresas contábeis exigindo novas posturas e atitudes no segmento. Acompanhe entrevista com Marcos Apóstolo, sócio-proprietário da Itamaraty Contabilidade, sobre o assunto.

Parcerias do Bem - A Itamaraty Contabilidade é hoje uma das principais empresas do setor na cidade e no Estado. Quais as estratégias implantadas que justificam o sucesso?

Marcos Apóstolo - A Itamaraty Contabilidade acabou de completar 30 anos de existência. Acredito que nossa solidez e confiabilidade empresarial é resultado de uma somatória de processos e estratégias implementadas ao longo dessa trajetória. Somos a única empresa contábil do interior do estado de São Paulo associada a Rede Nacional de Contabilidade (RNC), e por conta disso, adotamos e seguimos várias normas gerenciais que garantem qualidade no atendimento e nos serviços, transformando a Itamaraty em referência no segmento. Aprimoramento, aperfeiçoamento e atualização tecnológica constantes também são ferramentas imprescindíveis hoje em dia. Além disso, investimos em comunicação e na nossa rede de relacionamento. O processo de marketing requer que as empresas tenham uma postura proativa, estruturando os processos internos com base nas tendências, necessidades e expectativas dos clientes. Temos foco de atuação direcionado para nosso público/cliente gerando mais satisfação e agregando valor nos serviços prestados.

MA - Sim, aliás, o marketing do profissional liberal via de regra é diferente, pois tem sempre um órgão regulador, que são os conselhos. Estes, por sinal, precisam ser revistos pois
trabalham com leis e regulamentações de 60 anos atrás, e nesse período, muita coisa mudou. O marketing contábil tem que ser embasado em confiabilidade, comunicação dirigida e qualidade de serviços.

PB - Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas contábeis na atualidade?

MA - São várias, mas as maiores são: penalidades, multas altíssimas e em certos casos confiscatórias, aumentando a nossa responsabilidade e chegando ao ponto de não ser interessante atender certas atividades. O atual modelo empresarial, do Fisco, e o melhoramento da aparelhagem fiscal, onde ninguém mais escapa das sonegações. O empresário parece que não acreditar nisso. Muitas vezes orientamos e não somos ouvidos. Outro fator preocupante é a legislação, que muda diariamente. Tem gente legislando sem ter a menor noção de que é impossível cumprir aquilo que está escrito. E os altos custos de funcionários e escassez de mão de obra no setor. A profissão perdeu o "glamour" e muitos jovens preferem investir em outras profissões.

PB - Com o avanço tecnológico, qual o futuro do empresário contábil?

MA - A tecnologia avança numa velocidade difícil de ser acompanhada e o contabilista precisa estar preparado e adaptar-se a essa realidade. Com tanta tecnologia à disposição, os números são mais corretos e os erros tornam-se mínimos. Um exemplo fácil é o Sped Contábil, que marca o fim da era do contador guarda-livros, em que o profissional executava uma função operacional. Com uma boa estratégia formulada, o contador hoje pode aprimorar sua atuação, obter mais conhecimento e ganhar novos clientes. Se compararmos os procedimentos de 10 anos atrás com os atuais, veremos que a contabilidade adota uma função consultiva, auxiliando os empresários a especificarem suas necessidades antecipadamente, e isto é decisivo para uma gestão empresarial.

domingo, setembro 16, 2012

"Esse Sorriso Vale Ouro"



Os sorrisos dos pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de Rio Preto, foram o foco das lentes do fotógrafo Guilherme Baffi para a produção da exposição “Esse Sorriso Vale Ouro”. A exposição permanece no Riopreto Shopping entre os dias 14 e 29 de setembro. Com o clima ainda quente das Olimpíadas, crianças com diferentes patologias não pouparam energia e foram fotografadas praticando os mais diferentes esportes e atividades. Cada um buscou fazer aquilo que mais gostava. Com média de 30 fotos, reproduzidas em banners, a exposição leva para dentro do shopping o universo de crianças que lutam para superar diferentes patologias e “não deixam a peteca cair”, mantêm o sorriso no rosto e exalam alegria.

Voluntariado


Felizmente, no Brasil e no mundo, cada vez mais pessoas são contagiadas pelo trabalho social, dedicando parte do seu tempo a atividades de voluntariado. Estima-se que no Brasil cerca de 22,6% da população adulta esteja nesse grupo, de acordo com pesquisa realizada pelo ISER - Instituto de Estudos de Religião. No final de agosto (28), tivemos o Dia Nacional do Voluntariado, e em 05 de dezembro, temos o Dia Internacional do Voluntário, instituído pela ONU, Organização das Nações Unidas. Segundo definição da ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos". O atendimento humanizado a pacientes e familiares é o principal objetivo do Grupo de Voluntários da Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem (URRMEV), de Rio Preto. Atualmente a instituição atende cerca de 200 pacientes, da cidade e da Região. Para distrair e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, cerca de 20 voluntários se revezam nas atividades que acontecem na instituição, de segunda a quinta-feira. Acompanhe entrevista com Ana Maria Garcia Cardoso, radioncologista da instituição e coordenadora das atividades.

Parcerias do Bem - Há quanto tempo existe o Grupo de Voluntários da Urrmev e qual o principal objetivo?
Ana Maria Garcia Cardoso - O Grupo de Voluntários da URRMEV conta com a colaboração da assistente social Tatiana Moreno e é focado no atendimento humanizado a todos os pacientes e familiares, principalmente os mais carentes, que necessitam de maior apoio. Por esse motivo a instituição disponibiliza uma equipe multidisciplinar, a fim de oferecer um moderno tratamento oncológico, radioterápico e de integração social dos pacientes. Somado a isso, existe há mais de 15 anos o trabalho do Grupo de Voluntários, que junto aos profissionais, visa estimular os pacientes a recuperarem não apenas a saúde, mas principalmente a autoestima. Também contamos com a colaboração da CAAPAC (Casa de Apoio ao Paciente com Câncer), fundada em junho de 1998, por nós, devido a necessidade de ter um local onde estes pacientes pudessem se alojar durante o tratamento radioterápico e psicológico, realizado em torno de dois meses, diariamente durante a semana. Na época, para desenvolver este trabalho contamos também com um grupo de voluntários que ajudavam no trabalho assistencial junto aos pacientes com câncer.

PB - Quais atividades são desenvolvidas pelos voluntários?
Ana Maria - Cerca de 20 voluntários se revezam nas atividades que acontecem de segunda a quinta-feira, como brincadeiras (bingos), onde são distribuídos utensílios domésticos, produtos de higiene e outros. Também contamos com dois voluntários (Donizete e Toninho), que nas manhãs de quarta-feira, trazem música para animar as salas de espera. Todas as datas festivas, como Páscoa, Dia das Mães e Pais, Junina e Natal, fazemos com os pacientes peças de decoração e lembranças, que são distribuídas no dia das festas, sempre realizadas com lanches, refrigerante, animação e música. Não podemos deixar de citar os voluntários que ficam nos bastidores, que doam alimentos e frutas para os dias úteis do tratamento.

PB - Como influencia a ajuda do voluntário no tratamento e recuperação de pessoas que exigem cuidados especiais?
Ana Maria - Cuidar do emocional dos pacientes faz com eles se sintam mais seguros, e desta forma se estimula as defesas do sistema imunológico para que eles enfrentem com mais confiança o tratamento oncológico, obtendo assim melhores resultados. A atuação do profissional da área da saúde interfere nas questões psicossociais que envolvem a doença, desmistificando e esclarecendo as peculiaridades de cada enfermidade. Quando o diagnóstico é positivo, começa uma luta contra o tempo para agilizar o tratamento. Todo esse processo gera muita angústia e ansiedade, muitas vezes raiva, medo, insegurança. Muitas vezes sem condições financeiras, de saúde, moradia e amor próprio, essas pessoas se sentem assistidas integralmente quando chegam à clínica. O foco principal é mostrar que apesar do câncer, há vida e pode ser de qualidade.


PB - Normalmente, quem desenvolve atividade voluntária sente um enorme prazer em realizar a tarefa. Como você define essa ação de doação e recebimento?
Ana Maria - Cientes de que uma sociedade humanizada e digna não se faz apenas com ideias, mas com atividades concretas, os voluntários estão sempre de prontidão. Saúde é mais que ausência de enfermidade, é poder sentir e desenvolver plenamente a capacidade de ser humano. O objetivo do trabalho dos voluntários em parceria com toda a equipe multidisciplinar é o bem-estar do paciente. É ter comprometimento com a causa, ser acolhedor, e dar amor a quem precisa. E todos sabemos a importância de recebê-lo, principalmente nos momentos mais difíceis.

sábado, setembro 08, 2012

Cultura para todos



O Sesc Rio Preto foi inaugurado em 21 de agosto de 1992, portanto, completou 20 anos na cidade, embora a história tenha começado quase dez anos antes, com o trabalho de ação externa, chamado de Pólo Avançado. Realiza uma gama de atividades para públicos de diferentes faixas etárias e estratos sociais, além, de atender seu público prioritário, o comerciário e seus dependentes. No ano de 2011, atendeu um público aproximado de 450 mil pessoas. O Sesc acredita na educação como pressuposto para a transformação social. Entre os eventos de destaque da unidade de Rio Preto, estão o Sesc Jazz&Blues, no mês de agosto, as atividades do Sesc Verão, a Corrida do Dia Olímpico, o projeto No Palco, responsável por trazer grandes artistas da música durante todo o ano, o Festival Sesc Melhores Filmes, e o recente projeto Impulso. "Salientamos também nossa parceira com a Prefeitura Municipal na realização do Festival Internacional de Teatro - FIT, cujo papel do Sesc foi muito importante na sua criação e consolidação junto a comunidade local e nacional, tornando-se um dos Festivais mais importantes do país", observa Sebastião Martins, gerente do Sesc Rio Preto. Acompanhe entrevista com ele.

Parcerias do Bem - O acelerado crescimento de Rio Preto nas duas últimas décadas mudou a cultura do rio-pretense?

Sebastião - Penso que houve uma certa profissionalização, um engajamento maior das pessoas envolvidas na cena cultural da cidade nos últimos anos, e isso é muito bom para quem consome a cultura. Vários eventos e projetos foram criados, nas mais diversas áreas, evidenciando o potencial da cidade e os novos perfis culturais que Rio Preto vem adquirindo de cidade moderna e desenvolvida culturalmente.


PB - Quem é o público do Sesc Rio Preto e o que faz mais sucesso entre o rio-pretense?

Sebastião - Nosso público é diversificado social e culturalmente e, para cada público, uma atividade faz sucesso. Muitos preferem as atividades culturais, outros, nosso atendimento nas clínicas odontológicas. Poderíamos dizer o mesmo das atividades esportivas, de turismo, de saúde e de lazer. Nossa força está no conjunto dessas atividades. Realizar tudo isso ao mesmo tempo e no mesmo local, estimula a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento cultural da comunidade.

PB - Existe uma estimativa de tempo para se mudar e/ou formar novas culturas?

Sebastião - Trabalhamos com a formação de gostos, no sentido de prazer, satisfação. A industria cultural, através dos meios de comunicação de massa, difunde determinadas opções culturais, e nós, trabalhamos diariamente para oferecer atividades não contempladas na programação desta indústria. Nosso propósito é que as pessoas passem a usufruir de atividades até então não conhecidas e, ao mesmo tempo, estimulem a criatividade e o olhar crítico do indivíduo.

PB - Atualmente estão surgindo novas opções de locais ligados à cultura e manifestações diversas na cidade. A que devemos essa diversidade?

Sebastião - Ao desenvolvimento cultural da própria sociedade, a formação de público, uma das características das atividades do SESC, e, em especial, a formação de agentes realizadores. Rio Preto tem uma marca visível, a de ser um cidade empreendedora, e isso não é diferente com os fazedores de cultura.

terça-feira, setembro 04, 2012

Coração e bem-estar


A cardiologista Valéria Braile Sternieri participa de ação preventiva na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping, dia 29 de setembro, quando se realiza em todo Brasil ações referentes a Semana do Coração. O objetivo é conscientizar a população quanto aos riscos e prevenção de problemas cardíacos. Valéria coordena bate papo sobre "Coração e bem-estar", e o Instituto Domingo Braile realiza no local, os exames preventivos de triglicérides e aferição de pressão arterial.