"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original", Albert Einstein
segunda-feira, novembro 12, 2012
Amigo presente no Natal
Promover a integração e incentivar o espírito de solidariedade através da arrecadação de brinquedos, livros e guloseimas, para presentear alunos das escolas municipais do ensino fundamental, esse é o objetivo da Campanha "Amigo presente no Natal", lançado no último dia 25 de outubro, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto, Eliana Lopes. A campanha acontece desde 2009, e no ano final do ano passado atendeu 12.232 mil crianças. Sobre a Campanha de Natal e demais projetos desenvolvidos pelo Fundo Social, entrevistamos Eliana Lopes.
Parcerias do Bem - Ações ou campanhas que exigem solidariedade do rio-pretense são bem sucedidas? A população rio-pretense pode ser considerada solidária?
Eliana Lopes - Vivemos em uma cidade extremamente solidária e o rio-pretense tem se mostrado cada vez mais envolvido com as questões relacionadas ao ser humano. Esse espírito de participação e colaboração tem garantido uma boa acolhida por parte da população a todas as campanhas e projetos desenvolvidos pelo Fundo Social
PB - Quantos projetos sociais (ou ações sociais) estão sendo desenvolvidos atualmente pelo Fundo Social de Solidariedade e quantas pessoas são atendidas/beneficiadas?
Eliana - O Fundo Social é responsável por importantes campanhas de mobilização em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como as Campanhas do Agasalho, que distribuíram 286.140 peças de roupas, por meio dos Bazares Solidários Gratuitos, e a Campanha do Natal, atendeu em 2012, 12.232 mil crianças; projetos como “Olhar Solidário”, que fornece óculos gratuitos para a população de baixa renda, e só em 2012, já distribui cerca de 1.500 unidades; Programa de Formação Profissional com cursos nas áreas de Assistente Administrativo, Corte, Costura e Modelagem, Panificação e Patchwork. O Fundo é responsável também pelo Banco Municipal de Alimentos. Semanalmente, 10 toneladas de alimentos são divididas entre 94 entidades de diferentes segmentos sociais como lar para idosos, albergues, projetos de jornada ampliada para crianças e adolescentes, centros de recuperação para dependentes químicos, hospitais, associações de moradores de bairros com cerca de 1.500 famílias cadastradas. Além disso, o Fundo administra duas unidades das 'Escolas Vivas' - uma Organização Não Governamental (ONG), que atendem atualmente 600 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e 11 meses, no período diurno e vespertino e, aproximadamente, 400 crianças, adolescentes e adultos no Ponto de Cultura 'Viva Cultural', no período noturno. Para completar, o Fundo Social atende ainda, oito unidades das creches AMOR, de Rio Preto.
PB - Há quanto tempo é desenvolvida a campanha "Amigo presente no Natal" e quantas crianças foram beneficiadas?
Eliana - O objetivo da Campanha "Amigo presente no Natal", que acontece desde 2009, é promover a integração e incentivar o espírito de solidariedade, através da arrecadação de brinquedos, livros e guloseimas, para presentear alunos das escolas municipais do ensino fundamental (5 a 12 anos).
PB - Quem quiser aderir, o que deve fazer? É um projeto voltado a empresas ou a população também pode participar?
Eliana - A dinâmica da Campanha ocorre com a entrega de sacolas personalizadas contendo um brinquedo, um livro e uma guloseima pelo padrinho para o afilhado da escola municipal em uma festa de confraternização. As sacolas para depósito dos presentes são distribuídas pelo Fundo Social de Solidariedade. Quem quiser aderir à Campanha deve entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone (17) 3214-9010.
Workshop de Escrita de Ficção
Em dezembro será realizado em Brasília a terceira edição do Workshop de Escrita de Ficção, que oferece palestras e oficinas com técnicas utilizadas pelos principais escritores de sucesso nos EUA e na Europa. É uma boa oportunidade para os autores que desejam aprender os recursos que Dan Brown, Sieg Larsson e J.K.Rowling utilizam tão bem e que resultam em livros que o leitor não consegue parar de ler. A CBL (Câmara Brasileira do Livro) considera uma obra de autor nacional que venda 20.000 exemplares um sucesso de vendas. Enquanto isso, livros estrangeiros, como “O Código da Vinci” chegam a centenas de milhares e até a milhões de exemplares. Informações http://workshop.escritacriativa.net
Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade
Acontece amanhã, 13/11, no Mube (Museu Brasileiro da Escultura) em São Paulo o 1.o Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade. O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e uma oportunidade para estudantes e profissionais de diversas áreas discutirem tendências, debaterem novas ideias e trocarem experiências no âmbito da moda inclusiva e mercado têxtil. O Fórum será ministrado pela pela coordenadora do concurso Moda Inclusiva, Daniela Auler e a jornalista Camila Yahn. Segundo dados da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões.
Assinar:
Postagens (Atom)